Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
TRÂNSITO
Segunda - 25 de Maio de 2015 às 08:13
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 Ruas asfaltadas, que facilitam o tráfego, o deslocamento da população e reduzem os custos com a manutenção dos veículos; proteção à saúde dos moradores, com a ausência da poeira. São alguns dos benefícios obtidos por meio do Programa Novos Caminhos executado pela Prefeitura de Cuiabá, e que prossegue em ritmo acelerado. Até agora, as vias urbanas da Capital já receberam 120 quilômetros de asfalto novo e o planejamento da Secretaria de Obras Públicas projeta até o fim do ano um total de 180 quilômetros de pavimentação asfáltica.

“A meta do prefeito Mauro Mendes é concluir até 2016, em dezembro, 300 quilômetros de asfalto novo”, diz o secretário de Obras Públicas, Marcelo de Oliveira. Além das obras de pavimentação, a secretaria vem intensificando as operações tapa-buraco e também reparando as vias danificadas pelas chuvas, com os serviços de patrolamento e encascalhamento.

Um dos maiores bairros da Capital, o Pedra 90, ficou por décadas esquecido pela administração pública. Na atual gestão, por meio do programa Novos Caminhos, a realidade do bairro, que abriga quase 80 mil moradores, vem mudando. Em abril, no dia 17, o prefeito Mauro Mendes, dentro das festividades pelo aniversário de 296 anos de Cuiabá, inaugurou 20 quilômetros de asfalto em várias ruas do bairro. “As obras no Pedra 90 estão avançando, já temos quase 70 por cento dos trabalhos de pavimentação concluídos”, relata o secretário.

Os trabalhos também estão intensos nos bairros Altos da Serra e Dr. Fábio, com a execução de obras de drenagem. Assim que a drenagem estiver concluída (já está em 90%), começa a estabilização da sub-base e da base que antecedem a pavimentação. “No Jardim Vitória, Jardim Florianópolis e Jardim União até o início de junho estaremos iniciando os trabalhos com toda a força”, diz Marcelo de Oliveira. 

Recapeamento

Outra meta do Programa Novos Caminhos, além do asfalto novo, é restaurar a pavimentação já existente. O programa já concluiu o recapeamento de 200 quilômetros e o planejamento da Secretaria de Obras Públicas prevê a recuperação de 500 quilômetros de ruas e avenidas até o final de 2016. As equipes da secretaria trabalham no momento no recapeamento de várias vias, como a Avenida Quatro, do Parque Cuiabá, e também a recuperação de pavimentação de ruas no Primeiro de Março, Altos da Glória, Novo Paraíso II, Itapajé e Novo Milênio. No Altos da Glória 2, também está sendo realizada a obra de drenagem para posterior pavimentação.

Outras obras importantes serão iniciadas, conforme o secretário. “Estamos assinando contrato para a recuperação total da Avenida Doutor Meirelles, do trevo do Atacadão até a Avenida das Torres, e também a pavimentação e drenagem de ruas no bairro Despraiado, fazendo a ligação entre a Avenida Osvaldo da Silva Corrêa até a Rodovia Helder Cândia. Estas obras devem começar em junho”, adiantou Marcelo de Oliveira. 

Zona Rural

Na zona rural, que no dia 21 de abril foi contemplada com a inauguração de sete pontes de concreto, prosseguem ações que visam dar mais segurança na travessia de rios e córregos. “Estamos lançando a base de mais quatro pontes de concreto e também fazendo a manutenção e recuperação de estradas vicinais nos distritos de Raizama e Santa Tereza”, informou o secretário de Obras Públicas. Até agora, a prefeitura já substituiu 87 pontes de madeira por pontes mistas de concreto. Até 2016, a meta do Programa Novos Caminhos é substituir 100% as pontes de madeira, totalizando a construção de 160 pontes de concreto.

Patrolamento e encascalhamento

Na Capital, equipes da secretaria trabalham no patrolamento e escascalhamento em pontos críticos. “Mensalmente, esse trabalho é feito em pelo menos dez bairros da cidade”, acrescenta Marcelo de Oliveira. Outro serviço que é feito pela secretaria, e que ocorre diariamente, é o de manutenção das vias, com a operação tapa-buraco. “Atendemos principalmente demandas das secretarias de Mobilidade Urbana e de Serviços Urbanos na manutenção de vias por onde trafegam caminhões que fazem a coleta de lixo e os ônibus do transporte coletivo, e também as principais artérias da cidade pelo volume de trânsito”

 




URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/8366/visualizar/