Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADE
Quinta - 21 de Maio de 2015 às 14:50
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


O projeto de escoamento da produção mato-grossense pela região Oeste começa a sair do papel. Na próxima semana, técnicos do Governo de Mato Grosso vão a Brasília para participar de uma reunião com representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) com o objetivo de discutir a proposta. A representante da instituição no Brasil, Daniela Carrera-Marquis, demonstrou interesse no projeto em reunião com o governador Pedro Taques, em Brasília, nesta quarta-feira (20.05).

A agenda na capital federal foi um desdobramento das reuniões realizadas durante a viagem do governador e do secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Seneri Paludo, na semana passada, aos Estados Unidos. Segundo o titular da Sedec, as conversas com o banco estão adiantadas e devem render resultados importantes para Mato Grosso.

“A reunião foi muito produtiva no BID. Tivemos o aval da representante no Brasil para que possamos dar um passo à frente rumo a integração do eixo do oceano pacífico, trabalhando a região Oeste do Estado, e a ligação com a Bolívia”, afirmou o secretário.

Como complementação do projeto, o banco também poderá ser parceiro do Estado no processo de implantação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Cáceres (220 km ao Oeste de Cuiabá), de modo que ela seja um polo agregador da economia regional.

No fim de abril, o vice-governador Carlos Fávaro entregou ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) o cronograma das atividades e documentos essenciais para a prorrogação do prazo de análise para implantação da ZPE. Parte dos recursos para construção das edificações deve ser oriunda do Programa de Desenvolvimento Industrial e Comercial de Mato Grosso (Prodeic).

Banco Mundial

Ainda em Brasília nesta quarta (20), Pedro Taques esteve no Banco Mundial juntamente com os secretários de Estado de Fazenda, Paulo Brustolin, de Planejamento, Marco Marrafon, de Desenvolvimento Econômico, Seneri Paludo, e de Comunicação, Jean Campos.

Na oportunidade, também foi marcada uma agenda técnica, mas dessa vez com a vinda a Mato Grosso de uma equipe de representantes da instituição. O encontro discutirá projetos de infraestrutura; o gerenciamento de risco agropecuário no que diz respeito ao seguro rural e, ainda, linhas de crédito; os modelos de Parcerias Público Privadas (PPPs) para hospitais; e, por último, a gestão pública voltada ao alcance de resultados.

De acordo com Pedro Taques, os diálogos com os bancos vão ao encontro do que propõe a atual equipe econômica da administração, que é buscar novos recursos para o Estado. “Começamos este trabalho em Nova York e agora damos continuidade no Brasil. Estamos mostrando para o mundo que Mato Grosso é repleto de potencialidades e precisa de investimentos para que possa contribuir com o desenvolvimento e para que tenhamos a concretização das políticas públicas que este Estado de transformação precisa”, completou o governador.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/8399/visualizar/