Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADE
Quarta - 20 de Maio de 2015 às 08:53
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 O 9º Batalhão de Construção e Engenharia (9ºBEC) analisará a possibilidade de executar as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) de Várzea Grande.

 Em reunião realizada na ontem (19), no gabinete do chefe da Controladoria Geral da União (CGU/MT), Sérgio Akutagawa, a prefeita Lucimar Campos (DEM) confirmou o apoio do órgão nas ações de monitoramento e fiscalização do PAC, além do canal aberto junto ao Exército Brasileiro para estabelecimento de parceria.

A prefeita suspendeu todos os processos em andamento de licitação referentes às obras, com a intenção de conhecer os projetos e também de ter o 9º BEC como executor das obras.

Segundo ela, a preocupação é a transparência nos atos de licitação, para que os processos estejam de acordo com as normas.

“Busco aqui a união deste órgão com a gestão municipal, visto que o PAC é um complexo de obras e o valor empregado é alto e que requer parceria, celeridade e transparência. Os prazos estão se expirando e não podemos perder R$ 350 milhões. Estas obras tem um significado muito grande na transformação da infraestrutura da cidade, a contar com os serviços essenciais de drenagem das águas pluviais, esgotamento sanitário, habitação, recuperação de lagoas e o sistema de coleta, tratamento e distribuição da água. Estamos falando de obras que vão mudar Várzea Grande”, disse.

Sérgio Akutagawa, referendou o estreitamento e disse que o papel da Controladoria Geral da União é justamente contribuir e fiscalizar para que problemas futuros não ocorram e que a gestão municipal aplique os recursos públicos de forma correta. Já o Tribunal de Contas da União está auxiliando no monitorando dos processos para lançamento dos editais.

O Comandante do 9º BEC, Luciano Flores, disse que passa a estudar a possibilidade de assumir as obras do PAC de Várzea Grande, tendo um período vago de trabalho no calendário e que poderia ser aproveitado na execução das obras. Explicou o Comandante que terá uma reunião com seu superior em Campo Grande, já na próxima semana, acenando que seria importante a participação do Exército.

Viabilização de recursos

Também ontem, a prefeita esteve reunida como o Gerente Regional da Caixa Econômica Federal, José Luiz Dias, que prestou esclarecimentos sobre o andamento dos projetos que totalizam aproximadamente R$ 350 milhões.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/8435/visualizar/