Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
EDUCAÇÃO
Terça - 19 de Maio de 2015 às 08:11
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 A abertura da segunda edição da Semana da Transparência, que aconteceu ontem (18), foi marcada por diversão e aprendizado com alunos da rede municipal de ensino. Durante o evento, crianças do 3º ano da escola Augusto Mário Vieira aprenderam sobre transparência pública e pequenos atos corruptos.

Feito em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, a inciativa visa apresentar as crianças para outro universo do conhecimento, onde elas aprendam na prática alguns cuidados e posturas honestas que todos devem ter, independente da idade.

“Existem algumas atitudes do dia-a-dia que de fato são nocivas, mas muito comuns em nosso meio. Mentir, furar a fila do lanche ou do banco, desrespeitar professores e líderes e trapacear em provas são o que chamamos de ‘pequenas corrupções’. O objetivo da Semana é ensiná-las a respeito dessas posturas habituais entre crianças e adultos e educa-las para que fujam disso e sejam corretas”, afirma Mauro Kosis, analista de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União.

Além de prestigiarem a visita da mascote Fiscalize e da turma do Nosso Amiguinho, as crianças presentes receberam o kit da Patrulha da Transparência, que ensina por meio de histórias em quadrinhos, lições a respeito da transparência pública e a importância do envolvimento delas nessa missão.

“Nosso patrulheiros devem estar informados e preparados e por isso recebem camiseta, distintivo, crachá de identificação e orientações precisas sobre como é importante que sejam nossos patrulheiros e amigos da Prefeitura, ajudando-nos a fazer uma gestão cada vez mais transparente”, revela Priscila Ventura, diretora de Transparência Pública.

E a participação infantil é de grande valor para a formação de cidadãos honestos e participativos na gestão pública. Segundo o controlador-geral do Município, Marcelo Bussiki, gerar a cultura da cidadania e da transparência é o principal objetivo da Semana.

“É nosso propósito estimulá-las a participarem da gestão, envolvendo-as no processo organizacional da Prefeitura de forma fácil e dinâmica. Trabalhamos para formar cidadãos de bem e responsáveis e queremos que todos, crianças, jovens e adultos, sejam envoltos nesta construção de valores que tanto investimos”, diz.

O que será aprendido durante a 2ª Semana da Transparência não deve permanecer apenas com os pequenos. Tudo que será ensinado ao longo das visitas ao Palácio Alencastro deve ser passado adiante. “Eles devem falar do que aprenderam para a família e amigos. Por serem patrulheiros, devem espalhar as lições aprendidas onde quer que estejam”, conta Vanilda Carvalho, diretora de Ensino da Secretaria Municipal de Educação.

Este aprendizado precoce será decisivo na vida dos cerca de 400 alunos que passarão pela sede municipal até o dia 22 de maio. “Agora eles são exemplos e a Prefeitura precisa da ajuda de cada um. Afinal, essas pequenas corrupções podem se desenvolver para problemas como o que nosso país tem enfrentado atualmente e é o conhecimento aplicado nessas crianças que permitirá que tenhamos um futuro melhor e mais honesto”, conclui Mauro Kosis.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/8467/visualizar/