Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADE
Terça - 12 de Maio de 2015 às 11:01
Por: Agência Senado

    Imprimir


 A estudante Nathália Lima Janones, 18 anos, representante de Mato Grosso no Programa Jovem Senador, na edição de 2014, agora tem o papel de incentivar outros estudantes a participarem deste projeto. À época, a aluna que estudava na Escola União e Força no município de Cáceres, ficou em primeiro lugar.

Para 2015, as inscrições já estão abertas e até 21 de agosto as escolas poderão encaminhar a documentação para a Secretaria de Estado de Educação (Seduc). O Programa Jovem Senador é realizado anualmente e dá oportunidade aos estudantes de escolas públicas, com até 19 anos, conhecerem a estrutura e funcionamento do Poder Legislativo do país.

Para participar, o aluno deve escrever uma redação. O tema deste ano é “Participação política: no Parlamento, nas ruas, nas redes sociais”. Os trabalhos poderão virar projeto de Lei no Congresso Nacional. A legislatura, para os estudantes, tem duração de três dias. A posse dos jovens senadores e a eleição da Mesa Diretora ocorrem nos mesmos moldes da posse convencional.

As escolas devem incentivar a participação dos alunos, promovendo um concurso de redação interno, utilizando o tema determinado pela organização do Programa Jovem Senador. A partir daí caberá à Seduc, selecionar três redações para representar Mato Grosso na etapa nacional.

Já a comissão julgadora do no Senado Federal selecionará os melhores textos de uma das unidades da Federação, além disso, define os primeiro, segundo e terceiro colocados no âmbito nacional.

Para Nathália, que pretende cursar Direito na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), a participação neste programa foi uma oportunidade única na sua vida. “Mostra como funciona os órgãos, coisas que a gente não tem noção, pois quando estudamos em sala de aula é artificial e a realidade é bem diferente. Fiquei maravilhada a primeira vez que conheci o Senado”, disse a jovem senadora.

“Vale a pena participar porque é um programa transformador e temos a responsabilidade social de mudar algo, de fazer algo...”, afirmou Nathália. Segundo ela, durante os dias de atuação no Senado, os alunos têm a oportunidade de produzir um projeto de Lei, com tema relacionado à educação.

Além da interação com os estudantes dos outros estados, ela relata que os jovens senadores aprendem a discutir o projeto como um todo, desde a apresentação de emendas. “Muda a consciência, é muito interessante”, conclui.

http://www12.senado.gov.br/jovemsenador/jovem-senador/regulamento
jovemsenador@senado.gov.br         




URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/8600/visualizar/