Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
EDUCAÇÃO
Terça - 12 de Maio de 2015 às 08:56
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


“Sério que é de graça?”, surpreendiam-se as pessoas que chegavam até o estande de livros do Governo do Estado, durante a festa de aniversário de Mato Grosso, no sábado (09.05). Sim, os livros arrecadados pelo projeto “Leitura que Transforma”, do Governo do Estado, são gratuitos e a única condição para leva-los para casa é ler.

 

Machado de Assis, Honoré de Balzac, Franz Kafka e tantos outros clássicos atraíam leitores ávidos por novas histórias ou então raridades. Com olhar atento e ligeiro, a enfermeira Darlene de Freitas, 26 anos, tratava de verificar título por título para não perder a oportunidade de levar para casa aquelas que para ela são as melhores obras. “Para mim isso é um parque de diversão”, comemorou já com cinco livros entre os braços.

Desenvolvido pelo Gabinete de Comunicação do Estado, o “Leitura que Transforma” começou no Dia do Livro Didático, em 27 de fevereiro, com uma ação focada nos servidores públicos, que foram convidados a doar tanto livros de literatura quanto didáticos. Ao todo foram instalados sete pontos de coleta em diferentes locais do Centro Político Administrativo, como a Praça de Alimentação e o Ligeirinho – micro-ônibus que circula gratuitamente na região.

Em menos de um mês, as primeiras caixas de livros já tinham destino certo. Uma delas fez a alegria dos alunos da Escola Estadual Adolfo Augusto de Moraes, localizada no bairro Vila Aurora, em Rondonópolis. Outro montante foi doado ao projeto “Inclusão Literária”, que mantém pontos de leitura na zona rural de municípios do Vale do Rio Cuiabá, além de uma biblioteca itinerante.

Durante a festa de sábado (09), na Arena Pantanal, cerca de 300 títulos foram colocados à disposição do público por meio de um bazar. Entre livros didáticos, literatura nacional e estrangeira, enciclopédias e revistas, Akane Pereira, 39 anos, escolheu uma gramática da língua portuguesa e livros de alfabetização.

Mas se engana quem pensa que os livros são para alguma criança, são para ela mesma. Japonesa, Akane veio para Cuiabá há um ano e se esforça para melhorar o português. Diferentemente do que acontece no Japão, ela conta que desde que chegou ao Brasil não tinha visto um bazar de troca ou doação de livros. “No Japão também tem coisas assim. A ideia é muito boa, sempre tem alguém que precisa. Continuem, por favor!”.

E vai continuar. Até o final do ano, a ação deve chegar a feiras livres, centros comunitários, shopping centers e rodoviárias em diferentes cidades do estado. Para ficar por dentro das próximas ações e pontos de coleta, basta acompanhar a página do Governo de Mato Grosso no Facebook.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/8608/visualizar/