Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
EDUCAÇÃO
Sexta - 08 de Maio de 2015 às 14:37
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 Durante dois dias, o secretário de Estado de Educação, Permínio Pinto, fez uma série de visitas às escolas estaduais, desta vez no município de Campo Novo do Parecis, distante 390 quilômetros de Cuiabá. Também foram vistoriadas obras de novas unidades que estão sendo construídas em Jangada e Barra do Bugres.

O objetivo é constatar in loco os principais problemas vivenciados pela comunidade escolar. Uma equipe técnica, com profissionais da Infraestrutura e Gestão Escolar, acompanha o secretário para identificar as demandas, que serão analisadas e atendidas de acordo com as prioridades, porém, conforme o orçamento destinado à educação.

Em Campo Novo do Parecis, o secretário esteve em cinco escolas, reuniu diretores de todas as unidades da rede estadual de ensino e concluiu a visita com reunião com a secretária de Educação do município, Neuza Bernadete, e a vice-prefeita Edlamá Batista Marques, a Dila.

A assessora pedagógica em Campo Novo, Hedi Helma Bencke, destacou o esforço do secretário de ir até as escolas. “Antes, quando vinha um secretário aqui, era para fazer política, agora o secretário faz mesa redonda e conversa com a gente de igual para igual”, disse.

Um dos municípios mais prósperos de Mato Grosso, Campo Novo do Parecis tem registrado o aumento populacional e, consequentemente, cresce a demanda nas escolas. Lá, o governo do Estado assumiu diversas salas de aulas com alunos da educação infantil, que são de responsabilidade de cada município.

Diretores e a assessora pedagógica informaram para o secretário que o principal problema das escolas na cidade é a falta de espaço físico. Permínio reforçou que a gestão busca somar com os municípios para trabalhar em regime de cooperação, independente de política partidária.

As demandas apresentadas serão analisadas, após técnicos do microplanejamento da Seduc verificarem a necessidade de ampliar o número de salas de aula na cidade. Além de atender parte da educação infantil em Campo Novo, duas escolas foram estadualizadas nos últimos quatro anos na cidade.

Melhorias nas quadras, ampliação do refeitório e cozinha e climatização das salas de aula também foram reivindicadas pela comunidade. Na nova escola Parecis, que está sendo utilizada há um ano, a obra não foi entregue porque apresenta problemas, que estão sendo corrigidos. O secretário aguarda mais 20 dias para conclusão definitiva. São 1.342 alunos matriculados nesta unidade.

Permínio também fez os encaminhamentos e autorizou a direção da escola Padre Arlindo de Oliveira a retomar o processo de climatização. Os aparelhos de ar condicionados já foram adquiridos. Agora, falta fazer a adequação na rede elétrica. Parte do recurso está na conta da escola.

Permínio esteve em Campo Novo do Parecis nos dias 7 e 8 passados. Ele ainda conversou com todos os diretores de escolas, fez visita a cada uma das unidades. O secretário ainda teve a oportunidade de conhecer uma área no bairro Alvorada, onde será construída nova escola. O terreno foi doado pela Prefeitura de Campo Novo do Parecis. 




URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/8657/visualizar/