Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADE
Terça - 05 de Maio de 2015 às 17:03
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 Com 12 anos de idade, o aluno Victor Hugo Monteiro da Escola Estadual Santa Claudina, localizada no distrito de Mimoso, em Santo Antônio do Leverger, conta que o Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, nasceu na localidade e se tornou um grande desbravador do Brasil e responsável pela expansão da rede de telégrafos. O pequeno Victor não é o único na região que conhece a história. Rondon faz parte das ementas das disciplinas escolas e é motivo de orgulho local.

Nesta terça-feira (05.05), Mimoso acordou em festa. Aos pés da serra de São Vicente e banhada pelo pantanal, a população saiu de casa e foi acompanhar os festejos em comemoração aos 150 anos de nascimento do ilustre conterrâneo, em uma estrutura montada entre a escola que leva o nome da mãe de Rondon e o memorial que em construção para sua homenagem.

O tempo nublado e as vezes com uma leve garoa não espantou o público que acompanhou os festejos. Um deles era o senhor José Gonçalves Queiroz, que mora na comunidade e sente orgulho do conterrâneo famoso. “Meu pai também nasceu aqui na terra de Rondon, nós consideramos essa data como um feriado. Hoje o que nossa comunidade é, temos que agradecer a ele. Aqui as crianças acompanham a vida do Marechal desde a pré-escola, todo mundo sabe muito sobre ele”, conta.

O governador Pedro Taques ao lado do comandante do Exército Brasileiro, Eduardo Dias da Costa Villas Bôas, comandaram os festejos em comemoração a data. Primeiro foi realizada uma formatura do Exército, seguida de uma sessão solene da Câmara de Vereadores de Santo Antônio do Leverger, que entregou as autoridades a Comenda Marechal Rondon, seguida do lançamento do selo de Rondon pelo Governo do Estado e os Correios, além de apresentações culturais.

Durante o evento, o governador Pedro Taques ressaltou o trabalho de Rondon junto ao povo indígena, do qual se aproximou e fez a ligação que até hoje é mantida pelo Exército Brasileiro. O chefe do Executivo também ressaltou a necessidade de seguir o exemplo do Patrono das Comunicações e focar o olhar para o futuro.

Por essa visão, o governador levou ao evento e convidou para participar da mesa de honra, o estudante de Porto Alegre do Norte, Willyan Arruda de Araujo que conquistou o 2º lugar na Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (Febrace), com a construção de um robô.

“É importante dizer que o Brasil infelizmente não consagra seus heróis. Filho de pessoas simples, estudou com dificuldades porque ficou órfão muito cedo. Estudou no Liceu Cuiabano (antigo Colégio Estadual), foi para o Rio de Janeiro e entrou para Vila Militar e trabalhou pela defesa da Pátria, que significa terra do pai, que amamos. Rondon defendia sem uso de armas, mas com tecnologia, sem uso da força, mas com o convencimento daquele momento”, disse o governador.

Taques destacou que Rondon era um homem evoluído ao seu tempo, por ter usado da tecnologia em suas expedições pelo Brasil, que ele filmou e fotografou. Para o governador, hoje o jovem Willyan é um dos discípulos de Rondon, que trabalha pela inovação tecnológica em Mato Grosso, mesmo diante das inúmeras dificuldades encontradas.

Na ocasião o governador lançou o programa Pró-Pantanal, deu a ordem de serviço para a construção de uma quadra coberta na escola, anunciou a regulamentação da lei que prevê o ensino da história e geografia local nas escolas de Mato Grosso e visitou as obras do Memorial Rondon, que já foi pintado e recebeu 85% da cobertura nestes 126 dias de gestão. “Nesta data eu queria reverenciar o passado, mas cuidar do presente e olhar para o futuro. Nós viemos aqui, não para fazer promessa, mas para assumir compromissos com o povo dessa terra”, afirmou.

O general Villas Bôas ressaltou que a data é comemorada no Brasil inteiro com eventos promovidos pelo Exército Brasileiro. O comandante convidou os índios que estavam na cerimônia para acompanhar o desfile de 7 de setembro, em Brasília para se apresentar a presidente Dilma Rousseff.

Emoção

A cerimônia foi acompanhada pelo coronel Benjamin Rondon, bisneto de Marechal Cândido Rondon, e por Tweed Roosevelt, presidente da “Theodore Roosevelt Association” e bisneto do ex-presidente americano Theodore Roosevelt, que participou da expedição Roosevelt-Rondon.

Benjamin falou da emoção de participar das comemorações. “A família Rondon está muito feliz, torcendo para que esse memorial seja um grande monumento em homenagem a esse grande batalhador. Desde criança eu ouvia histórias sobre ele e cultivava o sonho de seguir na carreira militar e hoje estou aqui, é um orgulho”, finalizou.

A cerimônia foi acompanhada pelos secretários de Estado: Paulo Taques (Casa Civil); Jean Campos (Comunicação); Leandro Carvalho (Cultura, Esportes e Lazer); Seneri Paludo (Desenvolvimento Econômico); Permínio Pinto (Educação) e Luzia Trovo (Ciência e Tecnologia).

Também acompanharam os festejos o presidente da Assembleia Legislativa, Guilherme Maluf e o deputado estadual Wilson Santos. O defensor público Geral, Djalma Mendes. Além do prefeito de Santo Antônio de Leverger, Valdir Ribeiro. 
 




URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/8720/visualizar/