Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SISTEMA PRISIONAL
Segunda - 13 de Abril de 2015 às 10:22
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 A Operação Casa Nova, realizada pelo Sistema Penitenciário de Mato Grosso (Sispen), transferiu os 102 recuperandos da Cadeia Pública de Juína para o novo Centro de Detenção Provisória (CDP) do município. De acordo com a Superintendência de Gestão de Cadeias, esta é a maior operação do tipo realizada na Região Noroeste do estado. A transferência foi feita na sexta-feira (10.04).

Iniciada às 5h30, a operação contou com a participação de todos os agentes penitenciários lotados na unidade de Juína. “Servidores da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) que trabalham nas unidades que compõem a regional VII (Juara, Porto dos Gaúchos, Colniza e Aripuanã) também nos auxiliaram, bem como duas equipes de Cuiabá do Serviço de Operações Especiais (SOE)”, contou o superintendente de Gestão de Cadeias, Edson Cassimiro.

A Prefeitura de Juína disponibilizou dois ônibus para o translado dos recuperandos e uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). De acordo com os servidores que executaram a ação, a operação foi segura e eficaz, com o planejamento, desde a saída das celas da antiga cadeia até as novas no CDP.

O diretor da Cadeia Pública de Juína, Valdinei Parizzi, destacou que os servidores lotados na unidade deram total apoio aos das outras unidades que prestaram serviços nesta operação. “A unidade prisional de Juína se preparou nas últimas semanas de forma árdua para a realização e execução desta operação, denominada Operação Casa Nova devido à construção da nova unidade, muito esperada pelos servidores e pela sociedade”.

CDP de Juína - Com 152 vagas, o CDP de Juína conta com 24 celas coletivas e oito individuais e todas têm tranca aérea – um mecanismo de segurança que impede o contato direto dos agentes penitenciários com os recuperandos. O prédio conta com abrigo para visitantes, ampla área administrativa e setor de atendimento de saúde, com destaque para duas salas de recuperação para atendimento de recuperandos com cirurgias, gerador próprio de energia e reservatório de água.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/9067/visualizar/