Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Quinta - 14 de Julho de 2016 às 10:24
Por: Redação TA c/ Gcom - MT

    Imprimir


Foto: Gcom-MT
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) tem 558 casos notificados em Mato Grosso da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRGA), desde o início do ano. Deste total, 354 continuam em investigação. Quarenta e dois casos notificados tiveram resultados positivos para Influenza H1N1. Deste total, 12 casos evoluíram para cura (Sinop, Várzea Grande, Rondonópolis, Cuiabá, Matupá e Tangará da Serra) e 10 casos evoluíram para morte nos municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Água Boa, Juara, Paranaíta, Alta Floresta, Rondonópolis, Tapurah e Guarantã no Norte.

Entre os municípios com mais notificações de casos de SRAG, destacam-se Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis e Sinop, com 147, 83, 66 e 30 casos, respectivamente. Os casos estão distribuídos em 62 municípios mato-grossenses.

O registro de influenza começou a ser notificado em 2009, quando ocorreu a pandemia no País. A SES-MT acompanha os casos notificados de SRAG pelos municípios. A confirmação como influenza só ocorre depois da investigação laboratorial. Os registros referentes aos anos anteriores de casos confirmados de H1N1 no estado são: 2009 (196), 2010 (01), 2011 (00), 2012 (11), 2013 (4), 2014 (44), e 2015 não teve nenhuma notificação.

Cuidados

Ao espirrar, sempre cubra a boca com as mãos ou com um lenço; Não compartilhe alimentos, copos, toalhas e outros objetos de uso pessoal; Evite tocar nos olhos, boca e nariz em ambientes públicos ou antes de higienizar as mãos, pois esses são locais por onde o vírus pode entrar;

Lave sempre as mãos, com sabão ou álcool em gel, especialmente após tossir ou espirrar; Aglomeração de pessoas e ambientes fechados são locais propícios à contaminação, então é bom evitá-los, sempre que possível, principalmente no inverno; Mantenha os ambientes arejados.

Outras ações

Além dos atendimentos oftalmológicos, outras ações na área da saúde e de cidadania também estão previstas para ocorrer em Barra do Bugres. Exemplo disso são as consultas e orientações sobre hanseníase, doença que ainda conta com índices altos no estado. A emissão do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) também é outro benefício que poderá ser realizado no evento.

Durante os dias “D” da Caravana da Transformação, 16 e 17 de julho, também serão realizados serviços de cidadania, como a emissão de 2ª via de certidões (nascimento, casamento, óbito), Carteira de Trabalho, Carteira de Pescador Amador, CPF, CadÚnico, Carteira de Identidade, foto 3x4, declaração de hipossuficiência, serviço de referência e contrarreferência para a rede de proteção social, inscrição em cursos de capacitação, intermediação de mão de obra, corte de cabelo e design de sobrancelha.

A realização de oficinas também está prevista no evento. Os temas abordados serão: Postura no mercado de trabalho, sensibilização para o trabalho, orientação aos pais (conflitos familiares), programa de economia criativa, políticas culturais – mapas culturais, sistema estadual de cultura e marco regulatório das organizações da sociedade civil, primeiros socorros e atendimento a acidente doméstico, resistência ao uso de drogas e prevenção ao uso de drogas lícitas e ilícitas.

A Caravana também contará com serviços de orientação sobre consumo, processos de segurança, boletim de ocorrência, assistência rural, proteção social, orientação jurídica, oferta de crédito, fotocópias e plastificação de documentos.

Parceiros

Para realizar o projeto, o Governo do Estado conta com diversos parceiros divididos em duas modalidades. Os parceiros fixos são: WWF Brasil, Senar, Senac, Senai, Incra, Defensoria Pública. Os órgãos do Estado envolvidos são: Unemat, Procon-MT, Samu, MTI, MT Fomento, Intermat, Empaer e Detran-MT.

Cada edição contará com parceiros regionais. Nesta edição, a Caravana da Transformação contará com o apoio do Sindicato Rural de Barra do Bugres, Projeto Inclusão Literária, Galvan – Escola de Cabelereiro e Grupo Barralcool.

 





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/911/visualizar/