Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADE
Quinta - 09 de Abril de 2015 às 14:17
Por: A Gazeta

    Imprimir


 Cerca de 600 moradores da região do Rio dos Peixes, vinculada a Cuiabá, recebem atendimento de saúde em salão improvisado em uma área da igreja da comunidade. A situação ocorre desde o fechamento da Unidade de Saúde da Família, que seria ampliada no ano de 2013.

Do lado de fora do prédio desocupado, a placa da obra anuncia que os moradores seriam contemplados com readequação e ampliação da estrutura antiga. O valor de R$ 111.510,00 seria usado no serviço que tinha como prazo de realização entre 22 de abril e 22 de julho de 2013. Porém, nada foi feito e a população ficou sem a estrutura, que hoje virou depósito de carteiras estragadas da escola pública vizinha. 

O posto contava com recepção, banheiro e cinco salas usadas para consultas. Havia sido reformado em 2007, como demonstra a placa de inauguração da obra, fixada na porta de entrada. Do lado de fora, uma área era destinada a espera dos pacientes e ainda funcionava uma cantina. Neste local, o forro caiu e a infiltração tomou conta das paredes.

Morador da região do Rio dos Peixes há 15 anos, José Antônio Alves Corrêa Filho, 38, conta que todos dependem do posto para atendimento de saúde e o improviso do funcionamento provoca insatisfação. Relata que o serviço prestado pelos funcionários é de excelente qualidade. “Não temos nada para reclamar do atendimento. São todos muito atenciosos, o médico não falta. Mas a ques-tão da estrutura incomoda muito”. 

A mudança do posto de saúde para a igreja ocorreu de comum acordo, uma vez que a promessa era de atendimento provisório no local. O temporário não tem prazo para acabar. A área externa da paróquia ganhou pedaços de madeira para isolar um parte que virou escritório, onde as fichas dos pacientes ficam armaze-nadas em armários e móveis antigos. 

O atendimento médico é feito em uma pequena sala. “No dia que fizeram campa-nha para diagnosticar hanseníase, o atendimento teve que ser na escola porque não tinha espaço para atender todo mundo”. 

OUTRO LADO

 O secretário de Saúde de Cuiabá, Ary Soares de Souza Júnior, afirma que a reforma da unidade do Rio dos Peixes está entre as prioridades da pasta. Cita que a Prefeitura tem o compromisso com a comunidade e com a paróquia de resolver a situação o quanto antes.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/9120/visualizar/