Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
EDUCAÇÃO
Terça - 31 de Março de 2015 às 07:50
Por: Diário de Cuiabá

    Imprimir


 A rede municipal de ensino de Várzea Grande pode parar a partir de hoje (31) por tempo indeterminado, pois os trabalhadores decidirão logo mais, em assembleia geral, se iniciam ou não uma greve, informou o Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso em Várzea Grande (Sintep-VG), nesta segunda-feira (30). O piso salarial do professor é atualmente R$ 1.060, a categoria exige um aumento de 14%, o que elevaria os ganhos para R$ 1.196 por 25 horas de trabalho semanais. “A categoria exige a imediata recomposição do piso salarial de 2015 na carreira dos profissionais da educação, respeitando a data base da categoria contida na Lei 3707/12. A recomposição deverá ser retroativa a janeiro de 2015”, disse o presidente do Sintep-VG, Gilmar Soares. 

Soares informou ainda que tudo agora depende, em verdade, somente do avanço nas negociações com a prefeitura da Cidade Industrial, pois os trabalhadores já aprovaram em outra assembleia geral, realizada no último dia 06/03, o início da chamada greve por tempo indeterminado caso o prefeito Wallace Guimarães (PMDB) se recuse a atender as exigências deles. A assembleia de hoje começa às 08h. 

O mesmo líder do Sintep disse também que o secretário municipal de Educação da segunda maior cidade de Mato Grosso, Silvio Fidelis, entregou sexta-feira passada (27), minutos antes do início do conselho de representantes das escolas daquela rede municipal, um documento contendo as exigências formais de sua representação. 

De acordo com a avaliação primária do conselho, o documento responde só parcialmente a pauta de reivindicações protocolada à época (fins de janeiro) de sua posse como secretário. Essa resposta é que será submetida à avaliação trabalhista durante a assembleia geral de hoje, no Centro de Educação de Jovens e Adultos Licínio Monteiro (localizado na rua Pedro Pedrossian, 211, no Bairro Jardim Aeroporto). 

Os municípios são responsáveis pela educação básica -- pros mais antigos, primário e ginásio --, desde a pré-alfabetização até o nono ano, antiga oitava série. Várzea Grande tem um total de 23 mil alunos, pelo menos a metade -- ou algo em torno de 11,5 mil -- se enquadra na educação básica. 





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/9245/visualizar/