Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADE
Quinta - 26 de Março de 2015 às 16:46
Por: Gazeta Digital

    Imprimir


 O município de Várzea Grande poderá ter toque de recolher, com fechamento, a partir das 23h, de bares e similares que comercializam bebida alcoólica. O projeto de lei, de iniciativa popular, foi idealizado pelo comandante da Polícia Militar Regional II, coronel Sérgio Coneza, que entregou o documento aos parlamentares da Câmara de Vereadores do município, nesta quarta-feira (25). Na ocasião, o presidente da Casa, Calistro Lemes do Nascimento, se comprometeu em colocar o projeto para votação em regime de urgência. 


A proposta é regular o funcionamento de bares e similares que vendem bebidas alcoólicas, pois sabemos que em outros países e cidades bresileiras, que essa medida foi implantada, houve a redução dos índices, e, Várzea Grande é uma cidade emblemática”, defende o coronel Coneza idealizador do projeto.

Denominado Lei da Vida, o projeto foi entregue com quase 10 mil assinaturas recolhidas em um intervalo de apenas 60 dias. Para o comandante, o número de adesão em um pequeno intervalo de tempo revela a necessidade da aprovação da PL.

As assinaturas foram iniciadas em janeiro, e, em menos de 60 dias conseguimos quase dez mil, e, são assinaturas de pessoas que tiveram que confirmar que são eleitores. Isso prova que é um projeto de interesse popular”, ressaltou.

Para que um Projeto de Lei de iniciativa popular seja enviado ao Legislativo Municipal, a constituição prevê que ele seja acompanhado de assinatura de 5% do eleitorado da cidade. Em Várzea Grande existem um pouco mais de 175 mil eleitores.

Conforme a justificativa do projeto, o grande índice de violência na cidade está associado ao consumo desregrado de bebida alcoólica. “A bebida, por si só, já é um fator que pode potencializar o cometimento de crime e, quando aliado ao horário, aumenta-se ainda mais os riscos de cometimento de crimes”.

Sérgio Coneza explica que os trabalhos de combate à violência tiveram início em outubro de 2014, com a implantação de uma força tarefa que elevou os trabalhos ostensivos da polícia militar. As atuações se concentraram em rondas e operações que, inicialmente, reduziram os índices de roubos e furtos no município. “No início conseguimos reduzir o número de roubos e furtos, mas em janeiros e fevereiro deste ano tivemos a diminuição do número de homicídio”.

Conforme dados da Polícia Civil, houve uma redução de quase 50% dos homicídios registrados em Várzea Grande, nos meses de janeiro e fevereiro deste ano, 19 mortes violentas, comparados com os números de 2014, com 37 homicídios. Com relação aos roubos e furtos, os dados também revelam quedas de cerca de 50% e 10%, respectivamente.

Apoio

O projeto Lei da da vida encontrou apoio de diversas entidades e órgãos de segurança de Várzea Grande. O primeiro encontro do grupo ocorreu no dia 15 de janeiro. “Desde janeiro começamos os trabalhos que teve o envolvimento da Polícia Civil, conselhos de segurança, Secretaria de Educação, Corpo de Bombeiro que participaram da reunião gostaram da ideia”, afirma coronel Coneza.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/9272/visualizar/