Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADE
Terça - 24 de Março de 2015 às 07:56
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 Mais de 450 produtos entre ovos de páscoa, chocolates em barra e caixas de bombons foram coletados pelo Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso (Ipem-MT) para exames quantitativos ou metrológicos (verificação do peso indicado na embalagem) no laboratório de Pré Medidos, durante a Operação Páscoa. Outros produtos de grande comercialização nessa época do ano, como milho para canjica, leite de coco, leite condensado, coco ralado e canela também foram coletados.

Foram realizadas 35 perícias metrológicas nos chocolates e sete nos outros produtos. De acordo com a coordenadora de Fiscalização de Produtos do Ipem, Elaine Barros, não foram encontradas irregularidades.

A ação foi realizada nos municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis e Cáceres, para garantir que o consumidor não seja prejudicado economicamente durante as compras de Páscoa e que os estabelecimentos estejam comercializando esses produtos de maneira adequada.

Brinquedos/brindes

Na operação também foram verificados os brinquedos que são oferecidos como brinde dentro dos ovos de páscoa. O setor de Avaliação da Conformidade do Ipem-MT verificou a existência do selo do Inmetro em 630 produtos, retirados dos itens coletados. Além do selo, todo ovo de páscoa que oferece o brinde deve conter na embalagem a informação “Atenção: contem brinquedo certificado no âmbito do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade”.

Segundo a diretora de Avaliação da Conformidade do Ipem-MT, Marli Nascimento, foram realizadas 20 ações de fiscalização, reprovando dois produtos. “A existência do selo do Inmetro garante que aquele artigo passou por vários testes em laboratório e não traz riscos à segurança e a saúde do consumidor, se utilizado de acordo com as recomendações do fabricante”, destaca.

Todo o processo de análise dos ovos e dos brinquedos foi realizado no laboratório do Ipem-MT e acompanhado pelo representante de cada marca avaliada.

Os brinquedos encontrados sem o selo foram apreendidos e seus distribuidores notificados.

Dicas ao consumidor

- Sempre observar se a indicação do peso está descrita de forma clara nas embalagens dos produtos.

- O consumidor deve estar ciente que a numeração dos ovos de chocolate serve apenas como referência para o fabricante. Ou seja, não significa que quanto maior o número do ovo mais pesado ele é. Cada fabricante adota uma escala diferenciada de tamanho.

- O consumidor que desconfiar ou tiver qualquer dúvida sobre o produto comercializado, pode recorrer à Ouvidoria do Ipem-MT pelos telefones (65)36248785, (65)3322 9729 ou pelo site do www.ipem.mt.gov.br

O Ipem-MT é um órgão delegado do Inmetro e vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT).




URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/9341/visualizar/