Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
EDUCAÇÃO
Segunda - 23 de Março de 2015 às 09:00
Por: Luciana Laura especial p/ TA

    Imprimir


 A Equipe do setor pedagógico esteve nesta quinta feira (19), na sede da Câmara Municipal da cidade de Várzea Grande, onde ocorreu o I Encontro de Trabalho com Coordenadores Pedagógicos e Supervisores Escolares da Rede Municipal de Educação, durante todo dia, com início às 7h30. às 12h e no período vespertino das 13h30 à 17h30.

Os eixos temáticos elaborados pela equipe do setor pedagógico compõe uma programação riquíssima para os profissionais participantes deste encontro, que terá três dias de discussões em torno das práticas pedagógicas deste profissional, que teve abertura no Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM), nesta quarta feira (18) no período vespertino, com os profissionais do Campo.

O professor Me. Heleno Braz do Nascimento responsável pela Educação do Campo apresentou os critérios para a elaboração dos projetos de formação continuada para os profissionais desta área. Em relação à Educação Ambiental, quem esteve a frente desta natureza, foi o professor Frank Eduardo, pontuou a importância da consciência a desta pauta dentro dos currículos e práticas na escola modalidade do campo.

No período matutino desta quinta feira a abertura foi juntamente com os assessores e coordenadores da Secretaria de Educação SME/VG. A primeira temática foi com Me. Mabel Strobel Moreira Weimer, expondo sobre os Eixos de Trabalho da Coordenadoria Pedagógica, bem como o planejamento escolar na perspectiva filosófica, dentre outros tópicos.

“As ações e reflexões da reunião foram positivamente avaliadas por todos os envolvidos, principalmente pelos gestores escolares do campo do município, vejo que alcançou os objetivos esperados”. Disse o professor Heleno.

A Secretária Adjunta da Educação, Maria Auxiliadora de Campos, viu este encontro como um momento ímpar, onde o responsável pela sua unidade escolar como coordenador tem o compromisso de estar sempre atento, pois também é um professor e sabe das dificuldades que escola passa em seu dia a dia. “Conhecendo a escola os pais, e principalmente os alunos, através do professor, que está à frente de uma sala de aula, devem estar em uma boa sintonia, para que quando um problema apareça, seja resolvido com tranquilidade,”. Relata Maria Auxiliadora.

O Secretário de Educação, Silvio Aparecido Fidelis, afirma que as capacitações, ajudam no crescimento do profissional e melhoria das atitudes nas unidades e nas relações com a comunidade.

A Coordenadora pedagógica, Josefina da Silva Pereira Leite, disse que está sendo uma vez que vem focando o trabalho desse gestor para dar continuidade dentro da escola para que faça desenvolver um trabalho eficiente. E agradece todos os participantes. Lembrando que no mês de maio haverá o 2º Encontro. 

No momento da fala da professora Catarina Cortez, relatou a importância deste profissional - o coordenador pedagógico escolar. Sendo ele, o responsável de ordenar as ações pedagógicas conjuntamente com os demais atores educativos. A função, portando, é realizar a mediação entre o Plano político Pedagógica e todas as atividades intra e extraescolares que o materializa.

Foi dito também que a Secretaria de Educação Municipal de Educação implanta na rede o “Colóquio Político Pedagógico” que se constitui em espaço democrático de formação continuada da equipe gestora, da qual o coordenador é integrante, para reflexão, avaliação e tomada de decisão relativa ao processo de ensino e de aprendizagens na rede de ensino de Várzea Grande.

“O Intuito deste projeto é ouvir de perto as vozes de desses atores pra que possamos dar suporte e apoio necessário ao desempenho de suas funções, estamos convictos de que cumprindo a nossa função de dar à escola as condições estruturais que elas precisam e estabelecendo uma relação dialógica com as mesmas estaremos ensejando a melhoria da qualidade da educação na rede municipal de ensino em nosso município”. Finaliza professora Catarina Cortez.

Ao longo deste ano, serão realizados em torno de seis encontros com os gestores escolares da Educação Infantil CMEI e pré-escola, os da primeira e segunda etapa do Ensino Fundamental 1º ao 9º ano e escolas do campo.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/9362/visualizar/