Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADE
Domingo - 22 de Março de 2015 às 18:34
Por: Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


Uma viagem por estradas de terra esburacadas, repletas de atoleiros e de baixo de muita chuva. Assim foi a maior parte do primeiro dia da expedição do Governo de Mato Grosso. Secretários de Estado, prefeitos, vereadores, deputados e integrantes das equipes técnicas percorreram mais de 450 km entre os município de Matupá e Porto Alegre do Norte, passando pelo Parque Nacional do Xingu.

A missão tem o objetivo de conhecer a realidade dos mato-grossenses que dependem das estradas estaduais que cortam o Nortão e Xingu. Ao longo do trajeto, foram realizadas várias paradas para ouvir os moradores.

O secretário de Infraestrutura e Logística, Marcelo Duarte, afirmou que alguns projetos de rodovias estruturantes e que atendem a uma grande demanda social passarão a ser tratados com prioridades pela administração. Duarte adiantou que buscará recursos para pavimentar um trecho de aproximadamente 12 km entre Matupá e o Distrito de União do Norte, que possui mais de dez mil habitantes.

Integrante da comitiva, o secretário Eduardo Moura disse que a Secretaria de Desenvolvimento Regional irá buscar a regulação fundiária da região, um sonho antigo dos moradores. “A ideia deste projeto foi levantada pelo Fundo Amazônia, que busca a regularizar a situação fundiária dos municípios mato-grossenses da Amazônia Legal para que eles nos forneçam recursos para que a gente possa executar esse trabalho”, explicou.

Xingu

Uma das paradas da comitiva foi na Aldeia Piaraçu, localizada dentro do Parque Nacional do Xingu, onde os membros do Governo puderam ouvir as reivindicações dos indígenas. O cacique Megaron Txucarramãe pediu ao governo que a manutenção da balsa que é utilizada para atravessar o rio. Um mecânico será enviado para conferir as condições da balsa.

Em conversa com lideranças locais, o secretário de Infraestrutura garantiu que irá lutar pela reconfiguração do MT Integrado. Disse que a partir de estudos técnicos, será analisada a possibilidade inclusão de um trecho no programa localizado na região de São José do Xingu.

A estrada com percurso mais complicado foi a MT-322 (antiga BR-080), que passa pelo parque e esta com muitos atoleiros. As carretas com cargas e carros pequenos são as que mais sofrem.

“Queremos chamar a responsabilidade do Governo Federal para que contribua com a melhoria desta rodovia, que não passou por manutenções nos últimos anos. E que estaria em pior estado senão fosse a colaboração dos produtores da região. Esta é uma importante via estruturando que liga regiões importantes e vamos trabalhar para tentar melhorar as suas condições”, comentou Duarte.

As lideranças políticas que participaram da caravana parabenizaram a iniciativa. “Sei que não é fácil. O Governo não tem uma varinha mágica para resolver os problemas do Xingu. Mas precisamos de estradas, porque por meio delas as coisas acontecem”, disse a prefeita de São José do Xingu, Rosemeire Alves.

“Vi essa viagem com expectativa, entusiasmo e otimismo e acredito nesta equipe que acaba de assumir o Governo. E o que nós estamos pleiteando é o benefício para coletividade, que é a melhoria da qualidade das estradas na medida do possível, pois sabemos as dificuldades econômicas do Estado”, declarou o prefeito de Marcelândia, Arnóbio Vieira.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/9375/visualizar/