Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
ESPORTES
Sexta - 13 de Março de 2015 às 09:02
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 Foram iniciadas as primeiras discussões sobre o projeto que irá moldar as readequações necessárias para utilização do entorno da Arena Pantanal, em Cuiabá. O espaço, que conta com 300 mil metros quadrados, tem sido atrativo diário para a população local, que o utiliza para prática de esportes e lazer. Levantamentos informais apontam que diariamente cerca de 1,5 mil pessoas frequentam o espaço.

O secretário de Estado das Cidades (Secid), Eduardo Chiletto, esteve reunido com o arquiteto Sérgio Coelho, que é sócio fundador da GCP Arquitetos, empresa responsável pelo projeto do estádio. Ainda participaram das discussões, o secretário-adjunto de Habitação, Cláudio Miranda, superintendente de Projetos Especiais, Carlos Oseko, o gerente de engenharia da Mendes Junior, Lenoir Carlos Brígido, além de representantes do setor de Mobilidade Urbana da Secid.

Durante o encontro, Coelho apresentou esboço inicial, formatado em 2009, sobre como a área externa da Arena Pantanal poderia ser adequada para uso popular. As ideias serão discutidas em oficinas juntamente com a população e o entorno da Arena deve ser setorizado em três principais eixos. As regiões sul e oeste ficariam destinadas para a prática de esportes e demais competições, já que estão próximas ao Ginásio Aecim Tocantins, Palácio das Artes Marciais Isso Sinohara e a piscina.

Já o setor norte teria como funcionalidade a produção de eventos culturais e shows. A região central, onde está localizada a Arena Pantanal, seria indicada para a realização de jogos e demais eventos esportivos.

A intenção de ampliar o espaço verde do local com espécies da flora do cerrado, e também por em funcionamento bares e restaurantes, e ainda um espaço dedicado ao público infantil também foram ideias formatadas junto ao projeto do estádio.

De acordo com Chiletto, mesmo Coelho tendo apresentado o esboço inicial do entorno da Arena Pantanal, as discussões para readequação do local contarão com apoio e opinião popular. Segundo ele, essa participação é importante e necessária, pois o espaço já está sendo ocupado pelos mato-grossenses e visitantes. Além disso, as discussões são uma das formas de democratizar o processo de elaboração de projetos públicos.

A expectativa é que em abril, mês em que Cuiabá celebra 296 anos, seja realizado o primeiro evento para formatação deste projeto. “Queremos que a população esteja próxima de tudo o que está acontecendo. A ideia é organizar oficinas para ouvir os usuários do entorno da Arena Pantanal e também as demais pessoas. Dessa forma vamos conseguir elaborar uma proposta ampla”, confirmou Chiletto.

Arena Pantanal

Segundo o arquiteto Sérgio Coelho, o projeto para elaboração da Arena Pantanal sempre preconizou o potencial existente na região do bairro Verdão, em Cuiabá. Ele explica que desde a época em que o estádio Governador José Fragelli ainda estava em funcionamento, o espaço ao redor já era utilizado pela população para a prática de esportes e lazer. “A ocupação da área era tímida, porém já existia. O fato é que quando pensamos na Arena Pantanal, não imaginávamos que seu entorno teria essa receptividade”.

Durante a reunião, Coelho ainda destacou a importância de levar as discussões para toda a população. Para ele, os profissionais de arquitetura são “peças presentes em um mundo muito maior. Somos apenas aqueles que colocam no papel o que o cliente deseja. E nesta situação nada mais correto do que ouvir o principal cliente, a sociedade”. 





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/9527/visualizar/