Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
EDUCAÇÃO
Segunda - 11 de Julho de 2016 às 14:02
Por: Redação TA c/ Secom/Cba

    Imprimir


Foto: Jorge Pinho
Pelo menos 2 mil profissionais da educação da rede municipal passaram por formação continuada pelo curso de tecnologia educacional entre 2015 e 2016. A formação é oferecida pela Secretaria Municipal de Educação, por meio do Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM), setor que integra a coordenadoria de Formação.

O objetivo do curso é proporcionar alternativas viáveis para a inclusão das novas tecnologias de informação e comunicação na educação básica da rede municipal de ensino de Cuiabá, a fim de diversificar e ampliar os processos de ensino-aprendizagem.

A secretária municipal de Educação, Marioneide Kliemaschewsk, destaca que as escolas precisam integrar ao currículo todos os recursos tecnológicos disponíveis, utilizando-os como um aliado à aprendizagem, mas para isso é necessário que o profissional domine esses recursos.

“As escolas da rede municipal são equipadas com vários recursos tecnológicos e os profissionais precisam saber operá-los para que de fato proporcione a inclusão tecnológica dos alunos, uma vez que esses alunos fazem parte da era digital e necessitam de aulas mais atraentes e diversificadas”, observa a secretária.

Os cursos oferecidos aos profissionais são na área de Introdução à Educação Digital, Word/Writer, Tablet Educacional, Linux Educacional, Power Point/Impress, Excel/Calc, Operacionalização de equipamentos, Computador interativo com Lousa Digital, Movie Maker, Ferramenta Blog, As tecnologias em sala de aula, Hagáquê e Stop Motion.

A formação, que são direcionados a todos os profissionais da rede municipal, ocorre no laboratório de informática da Secretaria, que, após passar por reforma, em 2014, recebeu dois espaços modernos e equipados com toda a estrutura para receber os profissionais.

“Com essa modernização de todo o espaço e a centralização dos cursos aqui na sede da Secretaria conseguimos melhorar o atendimento, aumentando o interesse dos profissionais pelo curso”, destacou a secretária Marioneide Kliemaschewsk.

A servidora Eracinda Maria da Cunha, 60 anos, já está em processo de aposentadoria, mas nem isso a desencorajou em fazer o curso de Introdução à Educação Digital e aprender as primeiras noções de informática.

“Não sabia nem ligar o computar e nem pegar no mouse, no início foi muito difícil pra mim, mas com os professores atenciosos e pacientes consegui aprender e concluir o curso com sucesso. Esse curso foi uma oportunidade maravilhosa na minha vida”, disse dona Eracinda, acrescentando que já pensa em comprar um computador, algo que jamais imaginou ter um dia.

Ao término da formação todos os participantes recebem certificado. O curso é coordenado pela professora Valéria de Cássia Gasques e pelo professor formador Aldemir Santana.

 





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/954/visualizar/