Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
AGRICULTURA
Quinta - 12 de Março de 2015 às 08:58
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 O sistema online Módulo Produtor já está em funcionamento. A ferramenta foi lançada oficialmente, na tarde de ontem (11.03), no Centro de Eventos Pantanal, em Cuiabá, no Circuito ExpoCorte, evento promovido pela Associação dos Criadores do Estado de Mato Grosso (Acrimat) e Verum Eventos. O evento é direcionado para a pecuária e contou com um público de mais de 800 participantes no primeiro dia.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT) e o Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT), tinham como uma das metas dos 100 dias de trabalho, colocar em funcionamento a Guia de Trânsito Animal (GTA) para abate emitida pelo produtor, uma das solicitações antigas do setor.

Porém, além de emitir a GTA para abate, agora o produtor também poderá emitir o Modelo B (documento exigido para fins de exportação para outros países) de sua própria residência ou de seu escritório de trabalho, garantindo mais comodidade e agilidade no processo.

De acordo com o presidente do Indea, Guilherme Nolasco, por Mato Grosso ser um Estado de dimensões “continentais”, é imprescindível dar mais rapidez ao processo. “O produtor pode acessar o sistema e emitir a GTA de qualquer lugar que ele esteja. Significa um avanço significativo para o setor. Com a disponibilização da GTA eletrônica e do Modelo B, o produtor ganha mais tempo, uma vez que ele não precisa se deslocar até uma unidade de relacionamento do Indea”, destaca Nolasco.

O presidente da Acrimat, José João Bernardes, afirma que a disponibilização do sistema é uma conquista para o setor. “Para o produtor mato-grossense, temos que registrar que essa é uma reivindicação antiga e que ela possibilita que ele [produtor] emita o seu GTA na sua própria casa e permite que ele não tenha a necessidade de fazer deslocamentos, ser afetado por problemas de logística de trânsito, distância da propriedade até uma sede do Indea. Isso corrobora toda uma expectativa de ter acesso a essas informações que são suas, e de ele poder efetivamente gerir e expedir esses documentos, fazendo ele mesmo, esse trabalho da sua moradia ou local de trabalho”.




URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/9554/visualizar/