Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
TRÂNSITO
Quarta - 11 de Março de 2015 às 13:11
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


A Prefeitura de Cuiabá está iniciando uma série de ações para melhorar a qualidade do transporte coletivo oferecido à população. Duas medidas começarão a ser percebidas nos próximos dias. Uma inspeção na frota e outra a implantação de 400 pontos de ônibus.

“Reconhecemos que o sistema tem falhas e não é aquele que desejamos à nossa população, então precisa ser melhorado”, disse o prefeito Mauro Mendes.

O prefeito Mauro Mendes informou que determinou à Secretaria de Mobilidade Urbana que faça o mais rápido possível uma inspeção detalhada em toda a frota de ônibus que opera na capital mato-grossense. “Os veículos que não apresentarem condição de circulação e conforto serão retirados. Os que apresentarem defeitos menores terão que ser recuperados para voltarem a circular”, afirmou o prefeito.

Sobre essa questão o secretário de Mobilidade Urbana informou que pretende se reunir com as empresas ainda esta semana para definir um cronograma de inspeção que não venha a prejudicar os usuários do sistema. “Vamos exigir das empresas que melhorem as condições dos veículos”, disse Thiago França.

Outra medida anunciada por Mauro Mendes é em relação aos pontos de ônibus. Cuiabá tem hoje 2.200 pontos e a grande parte deles não apresenta as condições, ou padrão ideal de conforto à população. O prefeito anunciou que pretende implantar 400 novos pontos de ônibus, evitando que pelo menos parte da população fique exposta ao sol ou à chuva.

A colocação dos pontos é uma obrigação das empresas. Cada uma, pelo contrato de concessão, é responsável pela colocação de 25 pontos de ônibus por ano, mas isso não tem sido feito ao longo do tempo. “Vamos fazer e cobrar das empresas, descontando aquilo que a prefeitura teria que repassar às empresas”, frisou o prefeito da capital. Para o próximo ano, ainda segundo Mendes, a ideia é implantar outros 400 pontos.

Além dessas duas ações, duas outras estão sendo executadas para que no médio e longo prazos o sistema de transportes da capital seja aprimorado. Uma comissão nomeada por Mauro Mendes está trabalhando num novo processo para licitar as concessões para operar o sistema. Enquanto isso, outra trabalha na elaboração no novo Plano de Mobilidade Urbana, dando ênfase à melhoria no tráfego dos ônibus que circulam em Cuiabá. Ambas têm prazo de 180 dias para apresentar resultados, contados a partir de 23 de janeiro.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/9569/visualizar/