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TRÂNSITO
Quarta - 04 de Março de 2015 às 15:05
Por: Midianews

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 O trecho entre a loja de informática Kadri e o viaduto da Sefaz na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, mais conhecida como Avenida do CPA, será totalmente interditado para realização das obras de reestruturação do elevado e continuidade dos serviços da Trincheira Luis Felipe.

Ambas as obras integram o projeto de implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na Capital.

O governador Pedro Taques anunciou, na última semana, a retomada das obras que haviam sido paralisadas desde o início da sua gestão, mas ainda não apontou data para o bloqueio total da via em direção ao viaduto.

“Nós já determinamos a expedição da ordem de serviço para o Viaduto da Sefaz e a Trincheira Luis Felipe, que faz parte de uma mesma arte. Precisamos desses dois equipamentos públicos”, disse.

Quando entregue, a trincheira deverá ter 340 metros de extensão e o VLT deveria trafegar pela parte de baixo. Na parte de cima, haverá uma rotatória para acesso às regiões dos bairros Terra Nova e Alvorada - esse último será usadopelo motorista que quiser seguir em direção ao terminal rodoviário da cidade.

No entanto, a obra local não chegou nem perto de ganhar forma e, hoje, o matagal toma conta da área que ocupa metade da pista sentido bairro.

“Essa obra é uma vergonha, sem projeto, sem fiscalização e a empresa não registro técnico no Crea [Conselho Regional de Engenharia e Agronomia]”, afirmou o governador.

Já o trânsito nas proximidades do Viaduto da Sefaz está bloqueado parcialmente desde o dia 14 para a execução do escoramento do viaduto. A ação é necessária para o Consórcio VLT Cuiabá, responsável pela obra, dar início à obra de reforço da estrutura.

Novos desvios

De acordo com informações da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), as novas rotas do trânsito a serem implantadas serão semelhantes à adotada no período em que era edificado o viaduto.

No sentido CPA, o trânsito seguirá o desvio que dá acesso aos fundos do Pantanal Shopping. O motorista deverá entrar à direita na Avenida Senegal (na entrada do bairro Terra Nova) e seguir até a rotatória de acesso à Avenida E-3 (via recentemente implantada na região), por onde seguirá até entrar novamente na Avenida do CPA.

Já para os motoristas que trafegam no sentido Centro, o trânsito voltará a ser direcionado para o Centro Político e Administrativo. Assim, os condutores que seguem pela avenida nessa direção devem entrar à direita na primeira rua após a Praça das Bandeiras.

Em seguida, eles deverão virar à esquerda na rua ao lado da Secretaria de Meio Ambiente (Sema). Ao chegar próximo à Secretaria de Educação (Seduc), os motoristas devem novamente virar à esquerda e retornar à Avenida do CPA.

Inversões de sentido e proibições

Para facilitar a passagem e dar vazão aos veículos que circulam na Avenida Juliano Costa Marques, o canteiro central da avenida passará a ter uma abertura, controlada por semáforo, para acesso à Avenida Senegal, bem como à área central e ao Pantanal Shopping.

A medida visa a evitar que os motoristas transitem pela Avenida do CPA e o fluxo de veículos piore.

Outra alteração realizada, de acordo com a Semob, é a inversão de sentido em um pequeno trecho na rua D, uma das principais vias do Centro Político Administrativo. A rua passa em frente à OAB e dá acesso a outros importantes órgãos.

Antes da alteração, a rua era usada para entrar no CPA, mas agora, ao invés de vez de subir, os motoristas deverão descer até chegar à Avenida do CPA, próximo à Junta Comercial.

As mudanças no trânsito atingem também os motoristas que chegam ao Centro Político Administrativo pela Avenida Hélio Ribeiro. Isto porque, quem sobe ao lado da sede da Assembleia Legislativa terá que entrar à esquerda na rua que dá acesso ao Palácio Paiaguás e virar à direita para retornar à Avenida do CPA.

Já na Avenida Argélia, no bairro Jardim Aclimação, a via continuará como mão única; no entanto, os veículos passarão a descê-la e não mais subi-la para seguir no sentido do Bairro Terra Nova.

De acordo com informações do Gabinete de Projetos Estratégicos, as alterações no trânsito devem permanecer durante os próximos cinco meses, tempo estimado para a conclusão da obra de reforço do viaduto.

Viaduto

O viaduto Jamil Boutros Nadaf foi inaugurado em fevereiro de 2014 e interditado pelo próprio Consórcio VLT no final de agosto do mesmo ano, após serem identificados problemas na construção.

A empresa LSE (Laboratório de Sistemas Estruturais Ltda.) foi contratada para fazer o levantamento e o relatório de avaliação de desempenho estrutural e da qualidade de 13 obras executadas pela extinta Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa).

Conforme o relatório, o elevado da Sefaz apresentou problemas relativos às fissuras, correções que atualmente estão sendo realizadas.

A obra faz parte do pacote de implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) – orçado em R$ 1,477 bilhão – e foi executada pelo Consórcio VLT, sendo a primeira obra do modal a ter o tráfego liberado.




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