Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
AGRONEGÓCIO
Sábado - 09 de Julho de 2016 às 14:57
Por: Redação TA c/ Gcom - MT

    Imprimir


Foto: Dayanne Santana/Sedec-MT
O Fórum das Cadeias Produtivas encerrou na sexta-feira (08.07) com a cadeia da olericultura. Foram realizadas palestras que abordaram técnicas de irrigação, cultivo hidropônico, avaliação do mercado e a apresentação de casos que deram certo. Na sequência, o palestrante Roberto Belotti, trouxe o tema “Orgulho de ser produtor rural”.

“A palestra busca sensibilizar e conscientizar os participantes do orgulho de ser produtor rural e da importância de desenvolver a liderança. O objetivo é desenvolver uma liderança empreendedora, e proporcionar a formação de novos líderes na atividade em que atua. Chamar a atenção para a importância da união, do associativismo e cooperativismo para o sucesso no agronegócio”, pontuou Belotti.

Os participantes do Fórum também puderam conhecer mais sobre as linhas de crédito disponíveis para a agropecuária, no painel “Linhas de Crédito para a Agropecuária”. Representantes de agentes financiadores como MT Fomento, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Sicredi, apresentaram seus produtos e puderam tirar dúvidas dos participante.

O secretário adjunto de Agricultura da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Alexandre Possebon, mediou as discussões e falou também das ações da secretaria, como a priorização de projetos de piscicultura e irrigação.  Cada segmento tem até 20% da fatia dos financiamentos via Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO/Rural).

“Pequenos produtores e agricultores que, às vezes, tem dificuldade de acessar a agência financiadora, aprender quais os caminhos e onde recorrer. É o momento para atualização da nova política agrícola para a safra 2016/2017, e também dar oportunidade aos agricultores de tirarem suas dúvidas de como fazer, como acessar o crédito, quais os problemas que estão acontecendo, e ao mesmo tempo, ter as respostas ou as indicações do que fazer para acessar o crédito”, destacou Possebon.

O produtor João Batista de Sales, de Santo Antônio de Leverger, assistiu as palestras e disse que despertaram nele o interesse pela irrigação, que permitirá a continuidade na produção de cana-de-açúcar no período de estiagem. “Assisti todas as palestras e gostei muito. Tenho uma fábrica de rapadura e melado de cana-de-açúcar, e fiquei interessado na linha de crédito para irrigação, porque na seca, a matéria-prima para a produção fica em falta e com a irrigação isso pode ser resolvido, acho que vai ser um bom negócio”.

Fórum

O Fórum das Cadeias Produtivas, realizado pela primeira vez como parte da programação da 52ª Expoagro, contou com a parceria do Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec). O evento é uma realização do Sindicado Rural de Cuiabá com a parceria do Senar, Famato e Aprosoja.

Em 2016 o Governo do Estado tem buscado apoiar feiras que propõem levar inovação, tecnologia e informação ao produtor rural, que promovam o conhecimento e que busquem o desenvolvimento e agregação de valor à produção do campo. O Fórum das Cadeias Produtivas vem ao encontro das ações da Sedec, que busca contribuir para o desenvolvimento de algumas áreas como a piscicultura, irrigação e o adensamento de cadeias.

Foram realizadas mais de 50 palestras e workshops nas áreas de sojicultora e milhocultura, bovinocultura de corte, piscicultura, bovinocultura de leite e olericultura. Evento gratuito voltado para o pequeno, médio e grande produtor, estudantes e técnicos. O Fórum trouxe palestras com grandes nomes como Marcos Troyjo, Jair Kobe, Ezequiel do Valle, Fernando Rollim, Roberto Rodrigues e outros.

“O Fórum das Cadeias Produtivas nesse formato, dividido em cadeias, permitiu discussão, com palestras técnicas, visão de mercado, um panorama dos diversos segmentos. Com foco na capacitação e preparo dos agricultores e técnicos, com o objetivo de oferecer meios para o crescimento econômico, o emprego de tecnologia, para que o agricultor tenha mais ferramentas para obter sucesso na sua atividade”, disse Possebon.

No estande a população pode obter informações sobre os programas desenvolvidos pelas secretarias adjuntas de Agricultura Empresarial e de Turismo da Sedec, e suas vinculadas como MT Fomento, Indea e Imac. Além disso, visitar o Espaço Gourmet que divulgou produtos à base de carne suína, pirarucu, milho, soja, produzidos em Mato Grosso. A Secretaria de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (Seaf) também divulgou suas ações.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/968/visualizar/