Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
EDUCAÇÃO
Sexta - 27 de Fevereiro de 2015 às 16:00
Por: G1

    Imprimir


 A obra de construção de uma escola da rede estadual de ensino, localizada no município de Barra do Bugres, a 169 km de Cuiabá, nem chegou a ser finalizada e já foi demolida pelo governo do estado por falhas na estrutura. Deveriam ser construídas 18 salas de aulas, salas de diretoria, secretaria, dos professores, de informática, além da biblioteca e da cozinha. A obra atenderia 700 alunos da Escola Estadual 15 de Outubro, que aguardam a mudança para o novo local desde 2010.

De acordo com a direção da unidade, foram gastos R$ 400 mil reais na obra ate o momento. Em nota, a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) informou que vai encaminhar técnicos ao local dentro de algumas semanas para fazer uma sondagem do terreno onde estava sendo construída a escola. Sobre os prejuízos causados aos cofres públicos, a secretaria disse que solicitar à assessoria jurídica para acionar os responsáveis pela obra e pedir o ressarcimento.

O diretor conta que a escola funciona em um prédio que tem mais de 20 anos e apesar de estar conservado, não atende a todos os alunos. Alguns deles precisam estudar em salas anexas da Escola Estadual Evangélica da Assembléia de Deus, que fica próxima ao prédio.

“A sala que nós temos não é o suficiente para atender a demanda de aluno. Nós temos aproximadamente, no período noturno, uma demanda de 18 salas e, nesse prédio, tem 12, por isso, nós pegamos salas emprestadas da Escola Assembléia de Deus. Com essa nova escola evitaria esse problema porque iriamos colocar todos as nossas salas em uma escola só, com estrutura nova e todo o conforto”, explicou o diretor José Aderaldo Monteiro.

O estado autorizou a demolição da escola, que aconteceu no dia 31 de dezembro do ano passado, após um laudo que apontou irregularidades na execução da obra. O documento indicou problemas nos pilares e na colocação das ferragens, o que comprometeu a estrutura que não aguentaria a construção do segundo andar. O projeto ainda contemplava a construção de uma quadra poliesportiva coberta com arquibancada e vestiário. A escola deverá ser reconstruída, entretanto, a Seduc não sabe quando a obra será retomada.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/9749/visualizar/