Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
ECONOMIA
Terça - 24 de Fevereiro de 2015 às 13:13
Por: Gcom-MT

    Imprimir


 O governador Pedro Taques assinou nesta terça-feira (24.02) um acordo de cooperação junto ao Banco da Amazônia (Basa) que deve injetar neste ano mais de R$ 460 milhões na economia do Estado, por meio das suas diversas linhas de financiamento.

A assinatura do termo de cooperação ocorreu no gabinete do governador, no Palácio Paiaguás. O documento foi assinado pelo governador e pelo presidente do banco, Valmir Rossi. No encontro, Taques ressaltou a intenção do governo em ter o Banco da Amazônia como parceiro para ajudar a impulsionar o desenvolvimento de Mato Grosso. Conforme Taques, agora o governo trabalha para melhorar áreas que apresentam entrave a fim de receber mais recursos.

O governador citou o exemplo da produção primária produzida em Mato Grosso, que mesmo sofrendo desonerações tributárias, acaba encarecida devido às condições da logística, deixando o produto menos competitivo.

Valmir, por sua vez, ressaltou que o banco opera crédito nas mais diversas atividades, entre elas a agricultura familiar, micro e pequena empresa, infraestrutura, agronegócio, logística, comércio e serviços. O crédito é um elo de uma cadeia, sendo isoladamente não funciona e por isso espera contar com a ajuda do Estado.

“Para que ele cumpra o papel é preciso ter a legalização fundiária, infraestrutura e assistência técnica. O convênio vem nesse contexto, o banco entra com o crédito e o Governo do Estado faz a parte dele que é dar assistência técnica, orientar produtores e fazer a regularização fundiária para que o crédito tenha mais sucesso”, disse.

Segundo Valmir, esse acordo de cooperação assinado com o governo visa unir esforços para saber quais as atividades econômicas em cada município para que o banco fomente o desenvolvimento. “Não adianta, por exemplo, o banco financiar uma atividade produtiva em uma região que o Estado entenda que não é a vocação para aquilo e que carece de pesquisa. Então, o convênio do Governo de Mato Grosso com o Banco da Amazônia é para fortalecer a economia regional”, destacou. 




URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/9799/visualizar/