Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADE
Segunda - 23 de Fevereiro de 2015 às 16:12
Por: Olhar direto

    Imprimir


 Um temporal na madrugada desta segunda-feira (23) derrubou quatro torres de energia entre Barra do Garças e Nova Xavantina. Por conta disto, 16 municípios da região do Araguaia estão com o fornecimento de energia interrompido, já que a linha de alta tensão foi rompida. Ao todo, foram 54 mil unidades consumidoras prejudicadas.

Segundo a assessoria de imprensa da Rede Cemat/Energisa, equipes já foram enviadas ao local para a substituição das torres, que estão sendo transportadas de Barra do Garças. Ainda não há uma previsão sobre quanto tempo os trabalhos devem demorar. Porém, foi informado que os serviços serão intensificados para que a energia seja reestabelecida até a noite.
 
“A distribuição de energia para o norte Araguaia é um dos grandes desafios herdados pela Energisa, ao assumir o controle da Cemat. Isso porque toda a região é atendida por uma linha de alta tensão (138 kV), com mais de mil quilômetros de extensão, e que tem um único ponto de suprimento de energia, na região sul, em Ribeirãozinho: a subestação Barra do Peixe, de propriedade da Eletronorte. Isso significa que qualquer ocorrência na linha afeta todos os municípios ao norte do ponto afetado”, explicou a assessoria.
 
Ainda foi dito que foi aprovado pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) um novo ponto de suprimento no município de Canarana, por meio de uma linha de transmissão a partir da futura Subestação Paranatinga, integrante do sistema de escoamento da Usina Hidrelétrica Teles Pires, com previsão de entrada em operação para 2017. Com isto, a partir de 2017, o sistema seria suprido por duas fontes: Barra do Peixe e Canarana, com melhora significativa na qualidade e continuidade do fornecimento de energia.
 
Os municípios afetados pela queda das torres são: Nova Xavantina, Nova Nazaré, Alto Boa Vista, Ribeirão Cascalheira, Serra Nova Dourada, Novo Santo Antônio, Santa Cruz do Xingu, São José do Xingu, Confresa, Vila Rica, Bom Jesus do Araguaia, Luciara, São Félix do Araguaia, Canabrava do Norte, Santa Terezinha, Porto Alegre do Norte e regiões rurais. Cerca de 54 mil unidades consumidoras permanecem sem energia.
 
Outras 32 mil unidades consumidoras nos municípios de Água Boa, Canarana, Campinápolis, Cocalinho, Gaúcha do Norte, Novo São Joaquim, Querência e Santo Antônio do Leste tiveram a energia restabelecida ainda no início da manhã, por meio de PCHs locais, da usina Paranatinga e até por Goiás, no caso de Cocalinho.




URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/9810/visualizar/