Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
EDUCAÇÃO
Quarta - 11 de Fevereiro de 2015 às 23:47
Por: Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


Deputado federal Valtenir Pereira (PROS-MT)
Deputado federal Valtenir Pereira (PROS-MT)
O deputado federal Valtenir Pereira (PROS), ficou emocionado ao saber que o CATIS (Centro Avançado Tecnológico de Inclusão Social) que será inaugurado na manhã desta quinta-feira (12), às 18h, no bairro São Matheus em Várzea Grande e levará o nome de seu pai, Valdivino Luiz Pereira. O CATIS será implantado graças à destinação de emenda parlamentar do deputado Valtenir Pereira.

O CATIS será instalado na Associação de Moradores que fica a 250 metros da base da polícia comunitária e contará com a parceria do Senai que oferecerá o curso do Pronatec  (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego). A unidade terá três kits de equipamentos, sendo que cada Kit possui 11 microcomputadores, uma impressora, um projetor multimídia, mesas para computador, cadeiras, rack, balcão, um aparelho de ar condicionado, quadro branco, switch, modem/roteador, um nobreak e 10 estabilizadores.

O CATIS do São Matheus funcionará de Segunda a Sexta em três períodos para os alunos matriculados no Pronatec. Nos finais de semana a prefeitura de Várzea Grande disponibilizará uma secretária para auxiliar os moradores no acesso à biblioteca virtual.

Para o deputado Valtenir, são inúmeros os benefícios que os Centros trazem para a comunidade. "Eu, minha mãe e meus irmãos ficamos emocionados com a homenagem feita para o meu pai. O CATIS no bairro São Matheus servirá para tirarmos jovens do mundo da criminalidade e darmos oportunidade por meio da educação. A população terá à disposição um dos principais instrumentos de transformação social: educação e tecnologia", observa o parlamentar.

Conheça o projeto

O projeto CATIS visa proporcionar à população menos favorecida o acesso aos meios e às facilidades da tecnologia da informação e comunicação, voltadas tanto para o aperfeiçoamento da qualificação profissional, quanto para a melhoria do ensino; promover a difusão e a popularização da ciência por meio dos instrumentos de divulgação habilitados; permitir a apropriação do conhecimento pela comunidade e possibilitar o trabalho colaborativo em ambientes interligados em rede na Internet.

Os laboratórios são instalados em instituições como igrejas, ONGs, associações de bairros, sindicatos, etc, conforme cadastrados no sistema da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec).





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/9957/visualizar/