Publicado em Terça - 16 de Janeiro de 2018 | por Redação TA c/ Secom-CBA

Central de Regulação reestrutura recepção para humanizar atendimento à população

Leia mais...
Davi Valle

No ano de 2017 foram diagnosticados 226 casos novos no município, cinco a mais do que os registrados no ano de 2016
No ano de 2017 foram diagnosticados 226 casos novos no município, cinco a mais do que os registrados no ano de 2016
É necessário ficar atento aos sintomas da tuberculose para dar início ao tratamento e, com isso, interromper a contaminação das outras pessoas
É necessário ficar atento aos sintomas da tuberculose para dar início ao tratamento e, com isso, interromper a contaminação das outras pessoas

Brasil tem 34% dos casos de coinfecção de tuberculose e HIV do mundo

Publicado em Quarta - 03 de Janeiro de 2018 | por Agência Brasil

No Brasil, os números dos últimos anos apontam para uma desaceleração tanto no número de diagnósticos quanto na mortalidade por tuberculose. Mas a quantidade de novos casos da tuberculose a cada ano ainda é considerada alta, principalmente entre populações mais vulneráveis, como os indígenas, pessoas privadas de liberdade e em situação de rua.

Leia mais...

Janeiro roxo é o mês internacional de luta contra a hanseníase

Publicado em Segunda - 01 de Janeiro de 2018 | por Redação TA c/ SES/MT

Sempre celebrado no último domingo de janeiro, o Janeiro Roxo reforça o compromisso de controlar a hanseníase, promover o diagnóstico e o tratamento correto, além de difundir informações e desfazer preconceitos que tanto prejudicam o diagnóstico preventivo da doença. O tema da campanha nacional de 2018, escolhido pela Sociedade Brasileira de Hansenologia (SBH) é “Todos contra a Hanseníase”.

Leia mais...

Diretoria cumpre decreto e desafoga corredores do Pronto Socorro de Cuiabá

Publicado em Terça - 26 de Dezembro de 2017 | por Redação TA c/ Secom-CBA

Leia mais...

MT Hemocentro estará aberto na última semana de 2017

Publicado em Terça - 26 de Dezembro de 2017 | por Redação TA c/ SES-MT

As duas unidades de atendimento do banco de sangue público de Mato Grosso, o MT Hemocentro, estarão abertas nesta última semana do ano de 2017. A população interessada poderá fazer esse gesto de solidariedade e doar sangue nos dias 26, 27 e 28 de dezembro, das 07h às 17h, e no dia 29 de dezembro das 07 às 12h30.

A sede do MT Hemocentro fica localizada na Rua 13 de Junho, 1055, bairro do Porto em Cuiabá, telefone (65) 3623-0044 ramal 220/221. A outra unidade de coleta fica no Pronto Socorro Municipal, na Rua General Vale, 182, bairro Bandeirantes.

Leia mais...

Estado e Prefeitura de Cuiabá devem firmar convênio em janeiro para novo Pronto-Socorro

Publicado em Terça - 19 de Dezembro de 2017 | por Redação TA c/ Gcom-MT

O governador Pedro Taques visitou, na segunda-feira (18.12), o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, na sede da Prefeitura da capital. Os chefes dos executivos municipal e estadual falaram sobre o processo de licitação e modelo de compra dos equipamentos para o novo Pronto-Socorro de Cuiabá. O hospital, orçado em R$ 80 milhões, conta com repasses do Governo do Estado na ordem de R$ 51 milhões, que seguem em dia. Atualmente, 85% da obra está concluída.

A Prefeitura de Cuiabá, em conjunto às secretarias de Saúde do Município e do Estado, assim como as Procuradorias Gerais dos dois executivos, estão fechando o melhor modelo de licitação.

Leia mais...
Mudança nos procedimentos tem impacto na doação e transplante de órgãos
Mudança nos procedimentos tem impacto na doação e transplante de órgãos

Novos critérios definem morte encefálica e afetam doação de órgãos

Publicado em Terça - 12 de Dezembro de 2017 | por Redação TA c/ Agência Brasil

A mudança nos procedimentos tem impacto no processo de doação e transplante de órgãos, que só pode ser iniciado depois do consentimento da família e da confirmação da morte cerebral do paciente a partir da realização de vários exames.

Leia mais...

90% dos atendidos no 3º Mutirão de Cirurgias Ortopédicas do Pronto Socorro estavam nos corredores

Publicado em Terça - 12 de Dezembro de 2017 | por Redação TA c/ Secom-CBA

A Secretaria Municipal de Saúde realizou neste fim de semana prolongado (sexta, sábado e domingo), a 3ª Edição do Mutirão de Cirurgias Ortopédicas na unidade. Ao todo, os três dias da força tarefa que mobilizou diversos profissionais entre cirurgiões, anestesistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem e ainda uma extensa equipe de apoio

Leia mais...

‘Desospitalização’ usada para humanizar atendimento no Pronto Socorro ganha destaque em Goiás

Publicado em Segunda - 11 de Dezembro de 2017 | por Redação TA c/ Secom-CBA

O projeto de ‘desospitalização’ inserido pelo prefeito Emanuel Pinheiro, no Comitê Emergencial de Gerenciamento da Superlotação do Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (HPSMC) - decreto Nº 6.411 - 2017 -, foi destaque no INFECTO - Congresso Goiano de Infectologia e Encontro de Ligas Acadêmicas de Infectologia, ocorrido em Goiânia - Goiás, neste fim de semana.

Na oportunidade, a infectologista cuiabana, Dra.Taynná Ferraz Corrêa, explicou como o projeto que nasceu em 2014, com base na Portaria 1208/13 do Ministério da Saúde, formulou estratégias e políticas para assegurar a saúde de pacientes


Leia mais...