Publicado em Segunda - 20 de Maio de 2019 | por Redação TA c/ Sicom - CBA

Festival de Siriri resgata história de Cuiabá e leva 5 mil ao Museu do Rio no 1º dia

Mais de cinco mil pessoas prestigiaram nesta sexta-feira (17), a primeira noite do 13° Festival de Siriri, no Espaço Liu Arruda, no Museu do Rio. O festival, que será realizado até domingo (19), resgata a história de Cuiabá e valoriza a cultura nos 300 anos da Capital de Mato Grosso.

Há cinco anos o tradicional encontro não era realizado. Por determinação do prefeito Emanuel Pinheiro, contudo, fo eventooi retomado pela Prefeitura de Cuiabá, juntamente com a Cor do Mato e apoio do Governo Federal, por meio do Ministério da Cidadania. A entrada é gratuita.

Leia mais...
Luiz Alves

Governo, comunidade e prefeitura são parceiros na retomada das atividades no Memorial Rondon

Publicado em Quinta - 16 de Maio de 2019 | por Redação TA c/ Sedec-MT

O governo do Estado retomou as atividades no Memorial Rondon, localizado no distrito de Mimoso, em Santo Antônio de Leverger. A partir de um plano de ação, a gestão do local será compartilhada com a comunidade, prefeitura municipal e sociedade civil organizada.

Leia mais...

Aniversário de 267 anos de Vila Bela marca a transferência da capital de Mato Grosso

Publicado em Terça - 19 de Março de 2019 | por Redação TA c/ Secom - MT

Leia mais...

Prefeitura resgata Festival de Siriri nos 300 anos de Cuiabá

Publicado em Segunda - 04 de Março de 2019 | por Redação TA c/ Sicom-CBA

A cidade calorosa já está bem próxima do seu marco de 300 Anos. E a Prefeitura de Cuiabá vai comemorar essa data com muitas ações culturais que valorizem as raízes locais. Para isso, a equipe da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo está trabalhando no desenvolvimento do 13º Festival de Siriri. O tradicional evento, que ficou anos esquecido, agora é resgatado é acontecerá durante três dias do mês de abril - 26, 27 e 28 -, no Espaço Liu Arruda, no Museu do Rio.

Nessa retomada, o Festival terá a participação de oito grupos provenientes dos diversos quintais da ‘cuiabania’. São eles: Flor Ribeirinha, Flor do Campo, Flor do Atalaia, Flor do Cerrado, Raízes Cuiabanas, Coração Franciscano, Voa Tuiuiú e São Gonçalo Beira Rio.

Leia mais...

Emanuel esclarece que Prefeitura não patrocina Escola de Samba que homenageia Cuiabá

Publicado em Quinta - 14 de Fevereiro de 2019 | por Redação TA c/ Sicom-CBA

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, esclareceu que o Município não patrocina a Escola de Samba Magnólia Brasil, de Niterói (RJ), que escolheu como samba enredo do Carnaval de 2019, os 300 anos da Capital de Mato Grosso.

“Fui pego de surpresa com a homenagem e agradeço os representantes da escola pela lembrança de Cuiabá para o samba enredo. Porém, nenhum tipo de investimento foi feito por parte da Prefeitura de Cuiabá”, esclareceu o prefeito.

Ao agradecer a lembrança pelos 300 anos de Cuiabá, Emanuel lembra que a homenagem da Escola de Samba carioca é mais uma divulgação das potencialidades da Capital. “A nossa intenção é divulgar a Capital para o maior número de pessoas, sobre suas riquezas e cultura.

Leia mais...

Chamamento Público garante Carnaval 2019 a custo zero para a Prefeitura

Publicado em Sábado - 26 de Janeiro de 2019 | por Redação TA c/ Sicom-CBA

Foi publicado no Diário Oficial de Contas, de quinta-feira (24), o edital de Chamamento Público nº 001/2019. Elaborado pela Secretaria Extraordinária dos 300 Anos, em parceria com a Diretoria Especial de Licitações e Contratos (Delc), o documento trata da captação de patrocínio de empresa pública ou privada, visando a realização do Carnaval de Cuiabá

Leia mais...

As Inscrições para Rei Momo e Rainha do Carnaval Cuiabano abrem no próximo dia 15

Publicado em Quinta - 10 de Janeiro de 2019 | por Redação TA c/ Sicom-CBA

A Prefeitura de Cuiabá inicia no próximo dia 15 de janeiro o processo de inscrição para candidatos a Rei Momo e Rainha do Carnaval Cuiabano de 2019. O procedimento é coordenado pela Secretaria Extraordinária dos 300 Anos e seguirá aberto até o dia 25 deste mesmo mês.

Leia mais...

Lavagem das Escadarias é inserida no calendário de eventos de Cuiabá

Publicado em Quarta - 03 de Outubro de 2018 | por Redação TA c/ Assessoria

A Lavagem das Escadarias da Igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito foi incluída no calendário oficial de eventos de Cuiabá, por meio da Lei nº 6.304, sancionada pelo prefeito Emanuel Pinheiro (MDB). O projeto foi proposto pelo Vereador Delegado Marcos Veloso (PV).

“Estamos fazendo justiça para com a tradição brasileira. Esse reconhecimento vem fazer um resgate cultural, que permeia questões religiosa e histórica de um povo e precisa ser valorizada. O objetivo é proporcionar maior visibilidade e crescimento a essa questão no contexto histórico”, ressaltou o parlamentar.

Leia mais...
Os ministros da Cultura, Sergio Sá Leitão, da Casa Civil, Eliseu Padilha, e da Educação, Rossieli Soares da Silva, e o presidente do BNDES, Dyogo de Oliveira,
Os ministros da Cultura, Sergio Sá Leitão, da Casa Civil, Eliseu Padilha, e da Educação, Rossieli Soares da Silva, e o presidente do BNDES, Dyogo de Oliveira,

BNDES vai repassar R$ 25 milhões para museus e arquivos

Publicado em Terça - 04 de Setembro de 2018 | por Agência Brasil

Dois dias depois do incêndio que atingiu o Museu Nacional no Rio de Janeiro, o governo federal anunciou medidas que serão tomadas para reconstruir o prédio. Após a reunião, foram anunciadas três decisões: a publicação de uma medida provisória que cria a Lei dos Fundos Patrimoniais, a instalação de um comitê gestor e a liberação de R$ 25 milhões.

Leia mais...

Cultura de Vera abre inscrições para escolha da Rainha e Princesas da EXPOVERA 2018

Publicado em Segunda - 30 de Julho de 2018 | por Redação TA c/ Assessoria

Leia mais...