Artigos Geral
SEXTA FEIRA VAI TER FESTA NO BRASIL
'Não vou pautar anistia ampla, geral e irrestrita', diz presidente da CCJ do Senado Otto Alencar ao rebater articulação em andamento na Câmara e afirma que aqueles que 'atentaram' contra a democracia devem ser punidos.
“Não há previsão nem de pauta, nem de relator”, disse Hugo em entrevista coletiva na Câmara. A declaração foi realizada nesta tarde (9/9/2025) enquanto era realizado o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no STF (Supremo Tribunal Federal).
A força das mulheres e o poder das palavras
Em 2023, uma pesquisa mostrou uma realidade que não pode ser ignorada: em 40,2 milhões de domicílios particulares permanentes, a responsável pela família era uma mulher, enquanto os homens ocupavam essa posição em 37,5 milhões de lares. Os dados são do Relatório Anual Socioeconômico da Mulher (Raseam 2025) que revelam a gama crescente das mulheres na sustentação das famílias brasileiras, tanto econômica quanto socialmente.
Cancelamento de conta sem aviso: prática abusiva que fere direitos do consumidor
Imagine precisar pagar suas contas e, de repente, descobrir que seu banco encerrou a sua conta sem qualquer aviso. Além do constrangimento, essa prática impede o acesso ao próprio dinheiro e pode gerar sérios prejuízos financeiros e emocionais.
O que muitos consumidores não sabem é que esse tipo de conduta, infelizmente ainda recorrente, é considerado abusivo.
Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio; falar é a melhor forma de salvar vidas
O Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, em 10 de setembro, nos lembra da importância de ouvir, acolher e cuidar uns dos outros. Em uma sociedade cada vez mais marcada pela pressa, pelo individualismo e por pressões constantes, falar sobre saúde mental torna-se um ato de coragem e, mais do que isso, uma atitude que pode salvar vidas.
O combate começa pela prevenção
Nos últimos anos, os incêndios florestais têm se mostrado um dos maiores desafios ambientais do Brasil, ameaçando a biodiversidade, a saúde pública e a vida das comunidades que dependem diretamente dos biomas. Em 2025, um cenário positivo tem chamado a atenção: dados apontam para uma redução no número de incêndios florestais no país, resultado de uma combinação de fatores que envolvem condições climáticas mais favoráveis, avanços na estrutura de prevenção e maior integração entre instituições públicas e privadas.
AGROTÓXICOS, PRODUÇÃO ORGÂNICA E O MAPA DA FOME
Há poucos dias o noticiário da imprensa nacional e internacional deu destaque a um fato inédito que foi a divulgação do relatório da ONU informando que o Brasil acabou de sair do MAPA DA FOME no mundo, graças ao desenvolvimento da agricultura familiar e também ao avanço da participação da produção agroecológica.
Um dos grandes desafios que o mundo todo e, particularmente o Brasil enfrentam, é o uso excessivo e abusivo de agrotóxicos (o Brasil é o campeão mundial em uso de agrotóxico, tanto por área cultivada quanto per capita; e Mato Grosso é o campeão brasileiro nesta triste estatística) que degradam tanto a natureza
Fibromialgia será reconhecida como deficiência a partir de janeiro de 2026
A partir de janeiro de 2026, as pessoas diagnosticadas com fibromialgia poderão ser reconhecidas como pessoas com deficiência (PcD) no Brasil. Essa medida está prevista na Lei nº 15.176, de 2025, sancionada e publicada no Dia rio Oficial da União em 24 de julho de 2025. A norma entrará em vigor 180 dias após a publicação, tornando-se aplicável no início do próximo ano.
Mounjaro no SUS de Cuiabá; iniciativa que precisa de cautela e protocolos
A disponibilização de Mounjaro (tirzepatida) pelo Sistema Único de Saúde (SUS) de Cuiabá representa um marco na atenção básica à obesidade, uma condição crônica que custa vidas e muitos recursos públicos. No entanto, sem protocolos robustos, capacitação e estratégia financeira, corre-se o risco de falhar naquilo que poderia se tornar referência nacional.
'Ele era legal, né?'; a face invisível da violência contra a mulher em Cuiabá
Mato Grosso lidera, pelo segundo ano consecutivo, o ranking nacional de feminicídios. Os dados, que constam no Anuário Brasileiro de Segurança Pública divulgado recentemente, não apenas nos chocam, mas nos envergonham. É o tipo de estatística que carrega sangue, dor e silêncio.
Não é apenas um número: é a prova de que seguimos falhando como sociedade.
O amor que cura
Outro dia, no meio de uma dessas conversas rápidas de elevador — aquelas que começam com o clássico “tudo bem?” e morrem antes do terceiro andar — ouvi uma senhora dizer: “O mundo anda doente. Falta amor.” Ela falou olhando para o nada, como se dissesse mais pra si do que pra mim. Mas a frase ficou comigo o resto do dia.