Publicado em Domingo - 23 de Janeiro de 2022

Precisamos falar sobre o Brasil que não come

Em 2010, após diversas lutas sociais e intensa mobilização da sociedade civil organizada, a alimentação passou a compor o rol de direitos sociais da Constituição Federal, por meio da Emenda Constitucional 64.

Leia mais...

Os passos não perdidos

Publicado em Quinta - 20 de Janeiro de 2022

A recente mudança promovida pelo Parlamento Nacional na Lei nº 8.429/92 tem recebido expressivas críticas de estudiosos, técnicos e militantes do tema IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA porquanto, segundo afirmam, flexibiliza o entendimento do que é, efetivamente, ofensa ao Patrimônio Público, incidindo em Ato de Improbidade.

Essas críticas expõem o embasamento teórico e as incongruências da matéria e alertam

Leia mais...

Segunda sem Juros

Publicado em Domingo - 02 de Janeiro de 2022

Respondendo de maneira similar à provocação feita só nos resta uma análise. Aquilo que produzimos parece estar sendo considerado por uma renomada instituição financeira como um produto de natureza duvidosa. Isto se quisermos ser complacentes. Se levarmos um pouco mais a fundo a análise podemos considerar que nosso produto poderia fazer parte de uma lista de ilícitos. Contra dezenas ou centenas de médicos e cientistas que consideram a carne produto essencial à vida alguém impelido por uma onda de interesses escusos empunha a bandeira do “não”.

Leia mais...

A terceira margem do rio

Publicado em Terça - 28 de Dezembro de 2021

O título deste artigo é homônimo ao conto de Guimarães Rosa. Um conto espetacular sobre a história de um sertanejo, pai de família, que resolve fazer uma pequena canoa e ir viver no meio do rio.

Na realidade objetiva e material, o rio comporta apenas duas margens. Guimarães Rosa nos provoca a pensar outras possibilidades de existência e, questiona velhos dramas e conflitos da existência humana.

Tomo emprestada a metáfora da terceira margem para falar de minha posição na Câmara dos vereadores(as) de Cuiabá: entre a base do prefeito e a oposição bolsonarista.

Leia mais...

Dezembro laranja: “Adicione mais fator de proteção ao seu verão”!

Publicado em Terça - 14 de Dezembro de 2021

No mês que se inicia o verão, acontece a campanha do Dezembro Laranja organizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), para conscientização da importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de pele, que é o mais frequente no Brasil.

A melhor forma de prevenir é driblando os fatores de riscos externos, sendo o principal deles a radiação solar ultravioleta. Dentre as recomendações estão: uso do filtro solar diariamente, mesmo em dias nublados, e durante a exposição usar óculos de sol

Leia mais...

Corpo esculpido sem cirurgia, é possível!

Publicado em Quarta - 17 de Novembro de 2021

Recentemente, muitas pessoas reconheceram a importância do autocuidado com o corpo, inicialmente em busca de mais saúde, disposição e qualidade de vida, através da alimentação saudável e atividade física regular, que consequentemente promove intenso bem estar, autoestima e valorização da beleza corporal.

Leia mais...

POR UMA NOVA OAB, APÓIO A CHAPA 2

Publicado em Quinta - 11 de Novembro de 2021

Olá!

Resolvi escrever este texto para esclarecer os motivos pelos quais, em minha modesta opinião, é chegada a hora de decidir por uma NOVA OAB.

Leia mais...

A constelação familiar e a enfermidade

Publicado em Quarta - 10 de Novembro de 2021

A constelação familiar, que tem como pré-requisito “olhar o todo” como “o tudo”, dentro da filosofia de Bert Hellinger, nos traz a visão sistêmica de uma realidade muitas vezes adormecida, não vista e não lembrada.

Leia mais...

A Doença da Fome

Publicado em Quarta - 10 de Novembro de 2021

Nos distantes e largos Brasis não há casa-grande sem senzala; não há Jardins e Morumbi sem Jardim Ângela e São Rafael; não há cortes nobres de bovino sem o osso da fila do açougue. Parecem contrários, mas são adjacentes, vizinhos.

São partes da nossa estrutura e mecanismo social. E manter as coisas como estão, sem jamais mudá-las é bom pra quem está na casa-grande, no Morumbi e provando um corte nobre de carne. O que sempre foi assim continua, continua e continua. O progresso, o desenvolvimento mantêm a desigualdade relativamente estável, como ela está.

Leia mais...

Dia dos Vivos

Publicado em Quarta - 03 de Novembro de 2021

Dois de novembro é conhecido como dia dos mortos. Entretanto, na Religião de Deus, do Cristo e do Espírito Santo, o proclamamos como o Dia dos Vivos, porque os mortos não morrem!

Quando meus queridos e amados pais, Idalina Cecília de Paiva (1913-1994) e Bruno Simões de Paiva (1911-2000), e minha adorada irmã, Lícia Margarida de Paiva (1942-2010), faleceram, muito padeceu o meu coração.

Leia mais...