Artigos
Geral HOJE É O DIA DO PANTANAL, que está sendo destruido e pede SOCORRO!
Amigas e amigas, diante da ganância de grupos econômicos e políticos poderosos, da insensibilidade e da impunidade diante de tantos crimes ambientais, que de acordo com o Papa Francisco são também PECADOS ECOLÓGICOS, a cada ano estamos presenciando um desastre ambiental que esta paulatinamente destruindo este bioma exuberante, Patrimonio Ecológico Nacional e Patrimônio da Humanidade que é o PANTANAL.
Geral A conquista do voto e a participação da mulher na política
Nesta sexta-feira (03.11), é celebrado o Dia da Instituição de Voto da Mulher no Brasil. Até então as mulheres não podiam votar, mas eram obrigadas a viver sob o comando dos eleitos apenas pelo voto masculino. O que atualmente é um direito de todos no país, onde não importa o sexo, o gênero, a cor da pele, a etnia ou a opção sexual, antes era um privilégio de homens ricos e brancos.
Geral Mentiras, mentiras e mentiras
“Mentiram-me. Mentiram-me ontem e hoje mentem novamente. Mentem de corpo e alma, completamente. E mentem de maneira tão pungente que acho que mentem sinceramente. Mentem, sobretudo, impune/mente.”
Quando ouvi Affonso Romano de Sant'Anna dizer isto, logo me dei conta da política do meu país.
Geral Políticas Públicas Externas em Defesa das Crianças e Adolescentes: Investindo no Futuro
O Dia das Crianças é um dado importante para lembrar a infância e celebrar a alegria e a inocência que ela representa. No entanto, a verdadeira celebração da infância vai além de presentes e festas. É fundamental garantir um futuro melhor para nossas crianças e adolescentes por meio de políticas efetivas que abordem questões essenciais, como educação, saúde, segurança e bem-estar social. Este artigo defende a necessidade de políticas públicas externas para crianças e adolescentes, destacando a importância do comprometimento da classe política na construção de um mundo mais seguro e próspero para as gerações futuras.
Geral DIA MUNDIAL DOS RIOS 2023
O desmatamento, as queimadas e a destruição da biodiversidade da Amazônia, por exemplo, estão afetando e secando “os rios voadores” e interferindo severamente no regime de chuvas e no clima das demais regiões do Brasil, principalmente do Sudeste e do Centro Oeste e, também, afetando diretamente os diversos aquíferos (reservas de águas subterrâneas) como o aquífero guarani.
Os Rios são importantes, vitais para a sobrevivência da humanidade, da biodiversidade e dos sistemas de produção e para o consumo humano, guardam uma estreita relação com as questões das águas, do uso do solo e das florestas
Geral Dia do rádio: Fim do AM e falta de diversidade no FM em Mato Grosso
Há muito que se comemorar no dia 25 de setembro e durante todo o ano pela evolução e crescimento do rádio. O veículo continua com alta penetração na sociedade e se mostra vivo, apesar de suas inúmeras notas de falecimento fakes. Para alguém que vive em função desse veículo desde criança, surfando nas ondas sonoras e falando na latinha, creio que o rádio é o meio de comunicação em massa que mais se adaptou às novas mídias.
Geral O “PONTO DO NÃO RETORNO”
A Caritas Brasileira, que faz parte da rede mundial Caritas, organismo da Igreja Católica voltada para as ações de assistência, solidariedade e fraternidade `as pessoas e grupos que enfrentam vulnerabilidades extrremas, presidida por Dom Mario Antônio da Silva, que também é o Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Cuiabá, emitiu recentemente uma nota de solidariedade `as pessoas e comunidades ribeirinhas, pescadores, povos tradicionais/indígenas, quilombolas, pequenos agricultores que estão na iminência de sofrerem perdas irreparáveis, caso seja construido um empreendimento, uma barragem internacional no Rio Madeira.
Geral Dos percalços do agronegócio às oportunidades de investimento em geração de energia renovável!
Forjado pelas leis da natureza, pelas oscilações econômicas e complexidades da vida no campo, o produtor rural tem mais facilidade em compreender que o Brasil é grande e complexo demais para manter uma direção econômica consistente a longo prazo. Ser um país continental é uma grande bênção, mas adicione a esta equação eleições polarizadas, 27 estados com pouca autonomia
Geral O TEMPO DA CRIAÇÃO 2023 SE APROXIMA!
“Para que o rio caudaloso continue a jorrar, devemos transformar as políticas públicas que regem as nossas sociedades e moldam a vida dos jovens de hoje e de amanhã. Políticas económicas, que favorecem riquezas escandalosas para poucos e condições degradantes para tantos, decretam o fim da paz e da justiça. É evidente que as nações mais ricas acumularam – e cito a encíclica Laudato si’ – uma «dívida ecológica».
Geral DIGA NÃO `A COTA ZERO E SIM AOS PESCADORES E RIBERINHOS
Senhores Deputados Estaduais de Mato Grosso
O que está degradando nossos Rios, destruindo, matando e acabando com o nosso PANTANAL não é a pesca amadora, não são os pescadores amadores, os ribeirinhos ou quem vive e sobrevive HONESTAMENTE da CADEIA DA PESCA, mais de 100 mil pessoas em nosso Estado