Notícias
POLÍTICA Lewandowski entrega carta de demissão do Ministério da Justiça a Lula
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, entregou nesta quinta-feira (8) uma carta com pedido de demissão ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Magistrado aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF), ele assumiu a pasta em fevereiro de 2024 e deixará o cargo com quase dois anos de gestão
POLÍTICA Assembleia Nacional da Venezuela anuncia libertação de presos
O presidente da Assembleia Nacional da Venezuela, Jorge Rodríguez, anunciou, nesta quinta-feira (8), a libertação de venezuelanos e estrangeiros que estavam presos. Não foi informado o número de pessoas que foram soltas.

ECONOMIA Nota MT inicia 2026 com sorteio histórico e premia moradores de Cuiabá e Sinop com R$ 100 mil
A Secretaria de Fazenda de Mato Grosso realizou, nesta quinta-feira (8.1), o primeiro sorteio do Nota MT em 2026. O concurso contemplou um morador de Cuiabá e outro de Sinop com o prêmio principal de R$ 100 mil, o maior valor distribuído pelo programa. Este foi o 92º sorteio, referente ao mês de dezembro, e contemplou 1.008 pessoas.
GERAL Com agentes em polos regionais, Centelha impulsiona inovação e empreendedorismo em MT
O programa Centelha-MT, executado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), registrou um aumento no número de propostas submetidas em sua terceira edição. Ao todo, foram contabilizadas 813 inscrições, um crescimento de 117% em relação à edição anterior.
SAÚDE Aplicação da vacina da dengue do Butantan começará a partir do dia 17
Na luta contra a dengue, o Sistema Único de Saúde (SUS) vai aplicar a vacina produzida pelo Instituto Butantan, de dose única, em três cidades: Maranguape (CE) e Nova Lima (MG), a partir de 17 de janeiro, e em Botucatu (SP), no dia 18.

A ideia é avaliar os resultados com a imunização de pelo menos 50% dos moradores desses municípios.
O público-alvo será composto pela população com a faixa etária entre 15 e 59 anos.
POLÍCIA Força-tarefa prende no Rio suspeito de assassinar sargento da PM de Mato Grosso
O suspeito estava foragido da justiça e a prisão foi feita no município de Itaboraí, no Rio de Janeiro, após força-tarefa organizada pela Diretoria da Agência Central de Inteligência da Polícia Militar de Mato Grosso, da Subsecretaria de Inteligência da PM do Rio de Janeiro, da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado
POLÍCIA Polícia Civil prende mulheres suspeitas de abastecer facção criminosa com drogas em Juína
A Polícia Civil de Mato Grosso prendeu em flagrante, nesta segunda-feira (5.1), duas mulheres, de 29 e 38 anos, suspeitas de serem as responsáveis por abastecer traficantes ligados a uma facção criminosa, em Juína.
Além das duas, foi detido um adolescente de 17 anos e foram presos dois homens, de 18 e 22 anos, encontrados com drogas. Todos já tinham passagens pela polícia.
SAÚDE Doação de sangue é urgente: MT Hemocentro registra baixa nos tipos O- e A-
O MT Hemocentro, único banco de sangue público de Mato Grosso, alerta para baixa nos estoques de bolsas de sangue dos tipos O- e A-. A sede da unidade está localizada na Rua 13 de Junho, 1055, Centro Sul, e a coleta de sangue é feita regularmente de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, sem pausa para o almoço.
O diretor da unidade, Fernando Henrique Modolo, reforça a importância de iniciar o ano com um gesto de solidariedade: a doação de sangue. “Convidamos a comunidade a colaborar com nossos estoques, que precisam de todos os tipos sanguíneos, com atenção especial aos tipos O- e A-”, destacou.
ECONOMIA Saldo da balança comercial tem recorde em dezembro mas encolhe em 2025
Pressionada pelo crescimento das importações e pelo barateamento das commodities (bens primários com cotação internacional), a balança comercial encerrou 2025 com superávit menor que em 2024, apesar de registrado o melhor resultado para um mês de dezembro desde 1989.
GERAL EUA recuam em acusar Maduro de liderar suposto Cartel de Los Soles
O Departamento de Justiça dos Estados Unidos (EUA) recuou em acusar o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, de liderar o suposto Cartel de Los Soles. A nova peça da denúncia contra o venezuelano por narcotráfico, apresentada após o sequestro de Maduro pelos EUA, excluiu a acusação
