Notícias
POLÍTICA Lula diz que fim de sanção a Alexandre de Moraes é bom para o Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou nesta sexta-feira (12), em São Paulo, a decisão do governo norte-americano de retirar o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e sua esposa, Viviane, da lista de sancionados pela Lei Magnitsky.
POLÍCIA Derf-VG captura jovem acusado de roubo armado a farmácia em Várzea Grande
A Polícia Civil de Mato Grosso prendeu, nesta sexta-feira (12.12), um jovem suspeito de roubar uma farmácia no bairro Água Limpa, em Várzea Grande. O roubo teria sido praticado na manhã de quinta-feira (11.12). A prisão foi realizada por uma equipe da Delegacia de Roubo e Furto de Várzea Grande (Derf-VG).
JUSTIÇA Moraes anula decisão da Câmara que manteve mandato de Zambelli
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou, nesta quinta-feira, em Brasília, a anulação da votação da Câmara dos Deputados que rejeitou a cassação e manteve o mandato da deputada Carla Zambelli (foto) (PL-SP).

POLÍTICA Senado aprova PL Antifacção com penas que podem chegar a 120 anos
O plenário do Senado aprovou nessa quarta-feira (10), por unanimidade, o projeto que cria um novo marco legal para o enfrentamento ao crime organizado no país. O texto reformula a proposta aprovada pela Câmara, em novembro. A versão do relator, senador Alessandro Vieira (MDB-SE), ao PL 5.582/2025, do Poder Executivo, retorna para análise dos deputados. 

Conhecido como PL Antifacção, o texto, que passou também nessa quarta pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), aumenta as penas para integrantes de grupos criminosos: líderes podem receber condenações de até 60 anos, com previsão de aumento de penas em casos específicos para até 120 anos, segundo o relator.
SAÚDE Hospital Central do Estado será inaugurado no dia 19 de dezembro e marca novo capítulo na saúde de Mato Grosso
Dia 19 de dezembro será a inauguração do Hospital Central do Estado, uma das obras mais aguardadas e importantes para a população mato-grossense. Depois de 34 anos de paralisações e abandono, a nova unidade chega como um avanço decisivo na ampliação da oferta de atendimentos, exames e cirurgias, reforçando a estrutura hospitalar de todo o estado.
Com 287 leitos, sendo 60 de UTI, 36 de UCI e 191 de enfermaria, o Hospital Central foi planejado para atender milhares de pacientes anualmente, com capacidade para realizar 32 mil consultas, 80 mil exames e 6.500 cirurgias por ano.
POLÍTICA Câmara rejeita cassação da deputada Carla Zambelli
A Câmara dos Deputados rejeitou a perda de mandato da deputada Carla Zambelli (PL-SP). Foram 227 votos a favor da perda do mandato e 110 contra, com 10 abstenções.

Para aprovar a perda de mandato, seriam necessários 257 votos. Com isso, a representação da Mesa Diretora contra a deputada será arquivada.
Carla Zambelli foi condenada em definitivo pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a dez anos de reclusão por participar de invasão de sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Ela está presa na Itália depois de fugir do Brasil em decorrência do trânsito em julgado do processo no STF. O Supremo aguarda a extradição.
JUSTIÇA Justiça suspende benefícios vitalícios durante prisão de Bolsonaro
A Justiça Federal em Minas Gerais determinou nesta quarta-feira (10) a suspensão dos benefícios vitalícios concedidos a Jair Bolsonaro depois que ele deixou a presidência da República.
Com a decisão, assessores e veículos oficiais que foram colocados à disposição de Bolsonaro após ele deixar o cargo, em 2022
SEGURANÇA Governo de MT reforça políticas de proteção e cria gabinete liderado pela delegada Mariell Antonini
O objetivo do Gabinete de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres é integrar ações entre as secretarias e órgãos do governo, para reforçar o combate à violência contra a mulher e fortalecer a rede de proteção às vítimas no Estado.
POLÍCIA Operação Asfixia mira facção criminosa e realiza prisões e buscas no município de Campo Novo do Parecis
A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou nesta quinta-feira (11.12), no município de Campo Novo do Parecis, a Operação Asfixia, para cumprimento de 18 mandados judiciais visando o combate ao tráfico de drogas.
POLÍTICA FESSP-MT reúne Sindicatos/Associações e inicia articulação para estabelecer ações conjuntas e construir candidaturas da base do funcionalismo público
A Federação Sindical dos Servidores Públicos de Mato Grosso (FESSP-MT) realizou, na manhã desta terça-feira (9.12), uma reunião ampliada em sua sede, em Cuiabá, com entidades sindicais e associativas que representam servidores municipais, estaduais e federais. O encontro teve como foco a valorização do funcionalismo público e a construção de candidaturas ao Legislativo Estadual e Federal formadas por representantes da categoria.
