Notícias
POLÍTICA Lula chama chefes de Poderes para discutir emergência climática
Após passar o dia inteiro analisando o cenário das queimadas no país, ao lado de auxiliares e especialistas, nesta segunda-feira (16), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu convidar os chefes dos outros Poderes da República para uma reunião emergencial sobre o tema. A informação é do ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom), Paulo Pimenta.
POLÍCIA Mulher é presa em flagrante pela Polícia Militar suspeita por tentativa de homicídio contra marido
Uma mulher de 25 anos foi presa em flagrante no sábado (14.09) suspeita por tentativa de homicídio e ameaça contra o marido, de 26 anos, no município de Arenápolis. A vítima foi esfaqueada na perna e encaminhada para uma unidade de saúde.
Segundo boletim de ocorrência, os policiais militares foram acionados por uma enfermeira do pronto atendimento, que relatou ter dado entrado no local um homem com duas perfurações na perna direita.
MEIO AMBIENTE Dino estabelece orçamento de emergência para combate a incêndios
Até o fim do ano, o governo federal terá à disposição um orçamento de emergência climática para enfrentar os incêndios florestais que atingem cerca de 60% do país. O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino autorizou a União a emitir créditos extraordinários fora dos limites fiscais para o combate às chamas.
Com a autorização de Dino, o governo poderá enviar ao Congresso Nacional medida provisória (MP) apenas com o valor do crédito a ser destinado. Embora, por definição, os créditos extraordinários estejam fora da meta de déficit primário e do limite de gastos do atual arcabouço fiscal, a decisão de Dino evita que os gastos voltem a ficar dentro das limitações, caso o Congresso não aprove a MP ou o texto perca a validade.
POLÍCIA PM prende homem após espancar mulher e arrastar vítima pelos cabelos
Policiais militares do 19º Batalhão prenderam, na madrugada deste domingo (15.09), um homem por agredir a esposa, no bairro Jardim Horizonte, em Tangará da Serra. A vítima foi arrastada no chão pelo cabelo e apresentava diversos ferimentos pelo corpo.
SAÚDE Projeto de pesquisa estuda biocurativo para tratamento de feridas na pele com óleo de copaíba e melatonina
Um projeto de pesquisa está desenvolvendo um biocurativo fitoterápico a partir do óleo de copaíba associado ao hormônio melatonina, para tratamento de feridas na pele. O projeto é financiado pelo Governo do Estado, por meio do Programa Centelha II
MEIO AMBIENTE Militares do Exército começam a combater incêndios no Tocantins
O combate aos incêndios florestais no Tocantins ganhou o reforço das Forças Armadas. O Exército enviou 190 militares para ajudar o Corpo de Bombeiros, os brigadistas, a Defesa Civil e os órgãos estaduais de meio ambiente na contenção das chamas.A equipe chegou no sábado (14) e começou a trabalhar neste domingo (15).
POLÍCIA Operação Lei Seca resulta em nove motoristas presos na madrugada deste domingo em Cuiabá
Duas ações da Operação Lei Seca, realizadas na madrugada deste domingo (15.09), em Cuiabá, resultaram na prisão de nove condutores por embriaguez ao volante. Em dois casos, os motoristas tiveram o delito de trânsito agravado por outros crimes. Um deles tinha um mandado de prisão em aberto e o outro por dirigir sem permissão (CNH).
POLÍCIA Ação integrada prende dez pessoas pelos homicídios de duas irmãs em Porto Esperidião
Poucas horas após os homicídios de duas irmãs, na madrugada de sábado (14.09), no município de Porto Esperidião, os autores foram presos em flagrante pela Polícia Civil em conjunto com a Polícia Militar. Ao todo 10 pessoas já foram presas por participação no crime
GERAL Força Nacional do SUS reforça apoio a estados afetados por queimadas
A Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) vai ampliar a atuação nos estados e municípios afetados pelas queimadas. A partir desta segunda-feira (16), serão realizadas visitas de equipes nos estados do Acre, Amazonas e Rondônia. A mobilização é uma demanda do Ministério da Saúde e tem como objetivo avaliar a situação e apoiar gestores estaduais e municipais.
MEIO AMBIENTE Polícia Civil investiga possível incêndio criminoso causado por grupo agropecuário em Porto Alegre do Norte
A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Porto Alegre do Norte, instaurou inquérito policial para investigar um incêndio de grandes proporções iniciado em uma fazenda de um grupo agropecuário, que atua no município e região.