Notícias
GERAL Governo de MT entrega máquinas e equipamentos para municípios e associações nesta sexta-feira (25)
O governador Mauro Mendes entrega, nesta sexta-feira (25.03), máquinas, equipamentos e insumos para prefeituras, associações e consórcios de Mato Grosso, com investimento de R$ 103,7 milhões. A cerimônia de entrega será às 08h, no estacionamento da Arena Pantanal, em Cuiabá.
GERAL Ação de policiais civis salva homem que estava sofrendo infarto e buscou socorro em delegacia
Um homem que estava sofrendo um infarto foi salvo após servidores da 2ª Delegacia de Polícia de Várzea Grande auxiliarem a vítima e tomar os procedimentos adequados, o encaminhando rapidamente a uma unidade de saúde.
SAÚDE Saúde recomenda segunda dose de reforço para idosos acima de 80 anos
O Ministério da Saúde (MS) recomenda segunda dose de reforço da vacina contra a covid-19 para idosos com mais de 80 anos. A aplicação deve ser feita quatro meses após a primeira dose de reforço e a orientação é que o imunizante seja preferencialmente da Pfizer.
ECONOMIA Confiança do comerciante em Cuiabá volta a crescer e encerra trimestre com alta
A pesquisa que mede o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) na capital mato-grossense atingiu 138,1 pontos em março e encerrou o primeiro trimestre no ano com o melhor resultado. Analisando os últimos 13 meses, o índice atual está atrás apenas do verificado em setembro do ano passado, quando somou 138,2 pontos. Os dados são da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e analisados pelo Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio no estado (IPF-MT).
O diretor de Pesquisas do IPF-MT, Maurício Munhoz, afirmou que o resultado atual demostra uma alta taxa de otimismo do comércio.
JUSTIÇA Ministério Público acrescenta qualificadora e requer que médica vá a júri
A 1ª Promotoria de Justiça Criminal de Cuiabá apresentou nesta terça-feira (22) as alegações finais no processo criminal que apura a morte do verdureiro Francisco Lucio Maia, em abril de 2018, e requereu que a médica Letícia Bortolini seja pronunciada e julgada pelo Tribunal do Júri por homicídio qualificado
SAÚDE Mato Grosso registra nesta quarta-feira 722.928 casos e 14.851 óbitos por Covid-19
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde desta quarta-feira (23.03), 722.928 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 14.851 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado. Foram notificadas 584 novas confirmações de casos de coronavírus no Estado
CIDADANIA “Era minha cobrança diária”, afirma primeira-dama sobre entrega de casas populares
O Governo de Mato Grosso entregou 350 casas populares do Residencial Vida Nova II, no município de Lucas do Rio Verde, nesta terça-feira (22). Esse era um sonho que havia sido interrompido com a paralisação das obras em 2013.
Durante a fala do governador Mauro Mendes, ele destacou que essa era uma cobrança diária da primeira-dama Virginia Mendes, que não pode estar presente no evento, mas se sentiu realizada com as entregas das unidades habitacionais.
MEIO AMBIENTE Projeto busca proteção de nascentes para garantir segurança hídrica
Instituído em 2015 pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso, o projeto Água para o Futuro já confirmou e caracterizou 405 nascentes em nove municípios do estado, incluindo Cuiabá. Somente na Capital, foram confirmadas 263 nascentes com um índice de conservação de apenas 15%. O objetivo é garantir segurança hídrica e o abastecimento de água potável.
Nesta terça-feira (22), Dia Mundial da Água, o promotor de Justiça Marcelo Caetano Vacchiano, coordenador do projeto, destaca que dentre as nascentes confirmadas, 62 estão em processo de recuperação
POLÍTICA Fórum de Governadores prorroga congelamento do ICMS sobre gasolina
O Fórum de Governadores decidiu prorrogar por mais 90 dias o congelamento do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias (ICMS) médio que incide sobre gasolina, etanol e gás de cozinha. O anúncio foi feito nesta terça-feira (22) pelo coordenador do fórum
GERAL Adesão a parcelamento do Simples Nacional vai até 29 de abril
Os micro e pequenos empresários e os microempreendedores individuais terão até 29 de abril para aderirem ao parcelamento especial de dívidas com o Simples Nacional. O Diário Oficial da União publicou hoje (22) resolução que define as regras para o Programa de Reescalonamento de Débitos do Simples Nacional (Relp).
A adesão ao parcelamento poderá ser feita na Secretaria Especial da Receita Federal; na Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), no caso de débitos inscritos em dívida ativa; e nas secretarias de Fazenda dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, para débitos com governos locais.