Notícias
POLÍCIA Federação do Comércio participa de ação solene que institui Alvará de Construção Automático em Cuiabá
O presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, participou nesta segunda-feira (13) da assinatura do projeto de lei complementar de Cuiabá, com o prefeito Emanuel Pinheiro, onde instituiu o "Alvará de Construção Automático". Nele, o PLC irá trazer celeridade no processo construtivo e, consequentemente, na movimentação da economia local no ramo da habitação, assim como da construção civil e de materiais de construção.
Para José Wenceslau, que responde também como presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Material de Construção, Louças, Tintas, Vidraçaria, Ferragens, Elétricas e Hidráulicas do Estado de Mato Grosso (Sindcomac-MT), a aprovação do PLC é a realização de um sonho do segmento de materiais de construção.
POLÍCIA Gefron apreende 44 tabletes de pasta base de cocaína e recupera dois veículos
Policiais do Grupo Especial de Segurança na Fronteira (Gefron) recuperaram dois veículos e apreenderam 44 tabletes de substância análoga `à pasta base de cocaína. As ações ocorreram entre sábado (11.01) e domingo (12.01) e resultaram na prisão de dois suspeitos.
SAÚDE Saúde capacitou 480 profissionais para diagnóstico e enfrentamento da hanseníase em MT
Com objetivo de enfrentar a realidade hiperendêmica de hanseníase em que Mato Grosso se encontra, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) capacitou, entre agosto e dezembro de 2019, 480 profissionais da saúde de 36 municípios mato-grossenses. Em 2018, Mato Grosso registrou 4,7 mil casos da doença.
A proposta da capacitação, que terá continuidade em 2020 e alcançará as 16 regiões de saúde do Estado, é qualificar os profissionais para o diagnóstico precoce e enfrentamento da doença, além de combater o preconceito e a falta de informação em torno da enfermidade, conforme prevê o Plano Estadual Estratégico de Enfrentamento da Hanseníase.
ECONOMIA Migração da poupança para outros investimentos exige cuidado
A queda dos juros, que barateia o crédito e incentiva a produção, acendeu o alerta sobre a aplicação financeira mais tradicional do país. Sem perspectiva de mudanças nos juros, a caderneta de poupança encerrará 2020 rendendo menos que a inflação pelo segundo ano seguido.
GERAL Detran-MT realiza 174 ações de fiscalização de trânsito em Cuiabá e Várzea Grande
De janeiro a dezembro de 2019, o Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) realizou 174 operações de fiscalização de trânsito em Cuiabá e Várzea Grande, com apoio do Batalhão de Polícia Militar de Trânsito Urbano e Rodoviário (BPMTran) e da Secretaria de Mobilidade Urbana de Cuiabá (Semob).
GERAL Empresários do comércio de Cuiabá encerram 2019 mais otimistas
A classe empresarial do comércio na capital mato-grossense elevou para 130,2 pontos o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec), contra os 129 pontos do mês imediatamente anterior. A alta mensal de 0,9% favoreceu para um resultado também positivo na comparação com o mesmo período do ano anterior, quando a pesquisa registrava 129,2 pontos. O aumento observado foi de 0,7%.
Medida pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e divulgada pela Fecomércio-MT nesta sexta-feira (20), a pesquisa tem seus dados coletados nos últimos dez dias do mês anterior ao da sua divulgação. E o número mínimo de empresas entrevistadas foi de 181.
POLÍTICA Emenda de Lúdio Cabral retira confisco de aposentadoria do projeto de reforma da previdência
O deputado estadual Lúdio Cabral (PT) apresentou emendas ao projeto de reforma da Previdência para evitar o confisco nos salários dos servidores aposentados e pensionistas. Pela proposta do governo de Mato Grosso, todos os servidores aposentados que ganham acima de um salário mínimo teriam que pagar 14% à previdência.
POLÍTICA PECs da reforma tributária acabam com a guerra fiscal
A volta do início dos trabalhos do Poder Legislativo em fevereiro abre a expectativa de que o Congresso Nacional aprove neste ano alguma reforma tributária. Duas propostas de emenda constitucional têm mais chance de serem votadas. A PEC 45/2019 na Câmara dos Deputados, e a PEC 110/2019 no Senado Federal.
POLÍCIA Indiciado pela Polícia Civil por morte de decorador é condenado a 21 anos por latrocínio e ocultação de cadáver
Um homem indiciado pela Polícia Judiciária Civil em Mato Grosso pelos crimes de latrocínio (roubo seguido de morte) e ocultação de cadáver que vitimou o decorador Ednalmo Alves de Oliveira, 53 anos, ocorrido em 2018, foi condenado pela Justiça a 21 anos e quatro meses de reclusão