Notícias POLÍTICA
Eleições 2022 mantêm maioria do eleitorado feminina, com 53%
Nas eleições de outubro, mais uma vez, as mulheres são a maioria entre pessoas aptas a votar. Segundo levantamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), dos mais de 156,4 milhões de eleitores que poderão participar do pleito nos dois turnos, 53%, pouco mais de 82,3 milhões, são do gênero feminino e 74 milhões do masculino, que equivale a 47%.
PSD vai apoiar Geller ao Senado e Márcia Pinheiro ao governo, mas deixa filiados livres
O PSD decidiu na noite de sexta-feira (5), em convenção partidária, que vai apoiar a chapa que traz Neri Geller (PP) candidato ao Senado Federal e Márcia Pinheiro (Federação PV-PT-PCdoB) ao Governo do Estado. Contudo, liberou os filiados para escolherem livremente seus candidatos nas majoritárias.
Federação Brasil da Esperança homologa Márcia Pinheiro ao governo e Neri ao Senado
Finalizada as convenções partidárias, a Federação Brasil da Esperança (FE Brasil) em Mato Grosso vem a público informar que fechou coligação majoritária com PP, PSD e Solidariedade. Essa ampla coligação tem como candidata a governadora, a primeira-dama de Cuiabá Márcia Pinheiro (PV) e vice-governador, Vanderlucio (PP).
Câmara Federal aprova Política Nacional de Educação Digital
O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou na quinta-feira (4) a criação da Política Nacional de Educação Digital. A proposta, que segue para o Senado Federal, traz ações para ampliar o acesso à tecnologia em cinco frentes: inclusão digital, educação digital, capacitação e especialização digital, e pesquisa digital.
Calendário eleitoral começa neste mês com registro de candidatos e propaganda
Agora, no agosto, começam a contar os prazos para definir o quadro das eleições deste ano. Veja a seguir as datas mais importantes que devem ser observadas por partidos e candidatos: 5 de agosto - último dia para realizar convenções pelos partidos políticos e federações para decidir sobre a escolha de candidatos.
15 de agosto - último dia para partidos políticos e federações requererem registro de candidatos a presidente, vice-presidente, governador, vice-governador, senador e suplentes, deputado federal e deputado estadual ou distrital.
Câmara aprova projeto que cria norma geral para concursos públicos
O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (4), durante sessão deliberativa virtual, proposta que estabelece regras para os concursos públicos para contratação de servidores federais. Estados e municípios poderão definir normas próprias. O texto segue agora para análise do Senado.
O deputado Tiago Mitraud (Novo-MG) leu em Plenário o parecer do relator, deputado Eduardo Cury (PSDB-SP). O substitutivo ao Projeto de Lei 252/03, do Senado, estabelece regras para todas as etapas da seleção (autorização, planejamento, execução e avaliação), mas de forma concisa.
Câmara aprova punição para golpes cometidos por meio de redes sociais
Pelo texto aprovado, o estelionato emocional ocorre se a vítima entregar bens ou valores como parte de uma relação afetiva. O criminoso poderá ser enquadrado como estelionatário e estará sujeito à pena de 1 a 5 anos. A pena será de 4 a 8 anos no caso de fraude eletrônica com uso de informações fornecidas pela vítima
Luciano Bivar, do União Brasil, desiste de candidatura à Presidência
O presidente nacional do partido União Brasil e deputado federal, Luciano Bivar, desistiu da candidatura à Presidência da República. Ele anunciou neste domingo (31) a decisão durante convenção da legenda no Recife, sua cidade natal.
"Resolvi voltar e permanecer na Câmara Federal", disse em seu discurso. Ele sinalizou, no entanto, que a legenda deve ter candidato próprio. Setores do União Brasil defendem que o melhor nome para substituir Bivar é o da senadora pelo Mato Grosso do Sul, Soraya Thronicke.
No evento no Recife, o União Brasil oficializou a candidatura de Miguel Coelho ao governo de Pernambuco. Ele é ex-prefeito de Petrolina (PE).
Edna cobra protagonismo do partido e critica interlocutores externos
Durante entrevista, nesta quinta-feira (28), a vereadora Edna Sampaio (PT) defendeu a necessidade de o partido acumular força política no Estado e lamentou que em Mato Grosso a federação PT, PV e PC do B esteja sendo representada por porta-vozes externos, como o prefeito Emanuel Pinheiro.
Para ela, o partido em Mato Grosso se equivocou ao renunciar ao protagonismo na construção das pré-candidaturas majoritárias, indo na contramão do que tem ocorrido em outros estados e na direção nacional.