Publicado em Quarta - 08 de Maio de 2019 | por Redação TA c/ AL-MT

Assembleia Legislativa de Mato Grosso aprova projetos voltados à prevenção do câncer de mama

Às vésperas do “Dia das Mães”, dois importantes projetos para a saúde das mulheres mato-grossenses receberam pareceres favoráveis da Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa de Mato Grosso e seguem para segunda votação em plenário.

Ambas as propostas são de autoria da presidente em exercício da Casa, deputada Janaína Riva (MDB) e tratam da prevenção ao câncer de mama.

Leia mais...
Foto: Helder Faria

Presidente do HBSH, Dr. Marcelo Sandrin.
Presidente do HBSH, Dr. Marcelo Sandrin.

Santa Helena promove ações alusivas a Campanha “Maio Roxo”

Publicado em Terça - 07 de Maio de 2019 | por Redação TA c/ Assessoria

Neste mês de maio é realizada em todo país uma campanha de conscientização sobre doenças inflamatórias intestinais, chamada de “Maio Roxo”. Apesar de não ter causa comprovada, estima-se que as doenças inflamatórias intestinais (DII) estejam relacionadas aos chamados hábitos de vida ocidentais, como alto consumo de comidas gordurosas e produtos industrializados, além de fatores hereditários e imunológicos.

As DII atingem ambos os sexos, principalmente os jovens (entre 20 e 40 anos), podendo acarretar prejuízos no dia a dia do paciente.

Leia mais...

Vacinação contra influenza deve imunizar 16 mil pessoas do Sistema Penitenciário

Publicado em Terça - 07 de Maio de 2019 | por Redação TA c/ Sesp/MT

Ao longo da 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, 16 mil pessoas do Sistema Penitenciário de Mato Grosso devem ser imunizadas. Do total, são 13,5 mil recuperandos e 2,5 mil servidores prisionais. Só na Capital, estima-se a aplicação, até o dia 10 de maio, de 5,1 mil doses

Leia mais...

Abílio Camilo Fernandes é o novo diretor-geral da Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá.

Publicado em Segunda - 06 de Maio de 2019 | por Redação TA c/ Secom-MT

Secretário de Saúde,Gilberto Figueiredo, esclareceu que todos os esforços estão sendo realizados para que os atendimentos sejam oferecidos a população em 30 dias. O plano estratégico de funcionamento da unidade será apresentado quando estiver totalmente finalizado.

Leia mais...

Cuiabá realiza ‘DIA D’ Contra Influenza neste sábado

Publicado em Sábado - 04 de Maio de 2019 | por Redação TA c/ Sicom - CBA

Neste sábado (04), a Prefeitura de Cuiabá realizará o ‘Dia D’ de mobilização nacional da 21ª Campanha de Vacinação contra a Influenza. Em toda a cidade, estarão funcionando 67 salas de vacina, incluindo três salas na área rural no Distrito da Guia, Rio dos Peixes – que reúne as comunidades do Coxipó do Ouro/ Barreiro Branco e Aguaçu. O horário de atendimento em todas elas será das 08h até as 17h, sem intervalo para almoço, sendo que a abertura oficial da mobilização será no Centro de Saúde Pico do Amor, às 8h30.

Leia mais...

Dia D de vacinação contra a gripe será neste sábado em todo o país

Publicado em Sexta - 03 de Maio de 2019

O Dia D de mobilização contra a gripe ocorre amanhã (4) em todo o país. A previsão, de acordo com o Ministério da Saúde, é que mais de 41 mil postos de saúde permaneçam abertos em todos os estados ao longo do dia. A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza começou no último dia 10

Leia mais...

Governo vai priorizar contratação de funcionários da Santa Casa

Publicado em Sexta - 03 de Maio de 2019 | por Redação TA c/ Secom-MT

O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), fará a contratação, em caráter temporário, de grande parte dos funcionários da Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá. A medida faz parte do plano de ação para retomar os atendimentos da unidade hospitalar.

Leia mais...

Governo anuncia requisição administrativa dos bens e serviços da Santa Casa de Cuiabá

Publicado em Quinta - 02 de Maio de 2019 | por Redação TA c/ Secom-MT

O Governo de Mato Grosso acaba de decretar a requisição administrativa dos bens e serviços da Sociedade Beneficente Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá. O decreto que autoriza a requisição administrativa do hospital privado já foi publicado no Diário Oficial do Estado, em edição extra, que circula na tarde desta quinta-feira (02).

Leia mais...

Governo transfere mais de R$ 9 milhões a Fundos Municipais de Saúde

Publicado em Quarta - 01 de Maio de 2019 | por Redação TA c/ Secom-MT

O Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), pagou aos Fundos Municipais de Saúde (FMS) de 11 cidades do Estado o valor total de R$ 9,95 milhões, referente aos exercícios de maio, junho, julho e setembro de 2018. O pagamento foi definido pela Portaria n° 048/2018, com o objetivo de custear os serviços média e alta complexidade já prestados.

“A Secretaria de Estado de Saúde está empenhada na regularidade dos repasses de 2019 e, também, na diminuição gradual do montante de resto a pagar, das dívidas herdadas pela atual gestão.

Leia mais...

Campanhas de vacinação protegem população de doenças graves como poliomielite e rubéola

Publicado em Quarta - 01 de Maio de 2019 | por Redação TA c/ Secom-MT

A vacinação é a forma mais fácil e eficaz de se proteger contra doenças. A imunização controlou muitas doenças graves não apenas no Brasil, mas também no mundo. Atualmente, as campanhas de vacinação sofreram um grande ataque, foram bombardeadas com informações falsas e mentirosas

Leia mais...