Notícias SAÚDE
Secretaria de Saúde alerta população para importância da vacinação
O Dia Nacional da Vacinação, comemorado em 17 de outubro, foi criado pelo Ministério da Saúde com o objetivo de alertar a sociedade sobre a importância da imunização. Nesta data, a Secretária de Estado de Saúde (SES-MT) reforça o chamamento da população para a imunização.
Doenças que estavam erradicadas no Brasil estão ressurgindo, entre elas, poliomielite, sarampo, rubéola, tétano e coqueluche. Neste contexto, o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, alerta à população para o Dia D da primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação, que será no próximo sábado (19.10) e é voltada para crianças de seis meses a menores de cinco anos. A imunização controlou muitas doenças graves não apenas no Brasil, mas também no mundo.
Sábado será "Dia D" de vacinação contra o sarampo
Neste sábado (19), será realizado em todo o país o “Dia D de Vacinação contra o Sarampo”. A data é uma mobilização para estimular pessoas a se imunizarem contra a doença, cujos casos vêm crescendo no país nos últimos meses. Postos de saúde estarão abertos para receber os interessados em se proteger contra o sarampo.
"Pelotão da PM" recruta doadores de cabelo para ajudar pacientes com câncer
A Polícia Militar lançou o "2º Pelotão da Solidariedade", iniciativa que busca sensibilizar as pessoas sobre a importância da doação de cabelos para a confecção de perucas para pacientes em tratamento de saúde em Mato Grosso. Os policiais estão recrutando voluntários para a doação e quem abraçar a ação ganha um corte de cabelo no salão de beleza Velvet Hair Lounge, localizado em Cuiabá e parceiro da iniciativa.
A coordenadora adjunta de Comunicação Social e Marketing Institucional da PM (CCSMI), capitã Raíssa Helena Farinha Amorim, explica que a ação é resultado de uma parceria entre a PM e o projeto Força na Peruca, iniciativa da Casa da Amizade e do Rotary Clube de Lucas do Rio Verde, responsável pela confecção das perucas.
Santa Casa fará mutirão de exames relativos ao câncer de mama neste sábado
O Hospital Estadual Santa Casa realizará um mutirão de consultas em mastologia e exames para identificação precoce do câncer de mama, no dia 19 de outubro.
O mutirão irá atender pacientes que já aguardam na fila de regulação e foi anunciado pelo governo do Estado durante o lançamento da 10ª edição da campanha Outubro Rosa.
“Sabemos da necessidade da prevenção e do diagnóstico, então já temos programado um mutirão de consultas para atender 300 pacientes em consultas de mastologia. Deste quantitativo, faremos os exames diagnósticos que forem necessários. O objetivo dos mutirões é reduzir substancialmente a fila de espera pelo procedimento”, explicou Danielle Carmona, gerente da unidade hospitalar.
Prefeitura de Cuiabá aumenta em 350% o número de cirurgias de Parkinson
A Prefeitura de Cuiabá realizou na quinta-feira (10), no Hospital Municipal São Benedito, a 9ª cirurgia de doença de Parkinson em Mato Grosso. Considerado de alta complexidade, o procedimento cirúrgico reduz os impactos da doença, que é neurodegenerativa, caracterizada por tremores intensos e rigidez dos membros superiores e inferiores
Dia mundial chama atenção para o estigma da obesidade
O dia 11 de outubro é a data em que se celebra o Dia Mundial da Obesidade, e na campanha deste ano, a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia e a Associação Brasileira para Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica trazem a mensagem sobre a importância do combate à discriminação por causa do peso e de tratar o assunto com respeito.
Estado investe mais de R$ 1 milhão em centrífugas para o Banco de Sangue
Único banco de sangue público de Mato Grosso, o MT Hemocentro recebeu um investimento de R$ 1,3 milhão por parte do Governo do Estado, para aqusição de novas centrífugas refrigeradas que serão distribuídas para a hemorrede. Até o momento, um total de seis centrífugas foram licitadas, das quais três já estão no banco de sangue
Setasc abre inscrições para voluntários que visitarão hospitais de Cuiabá
Transformar em alegria momentos de ansiedade e tensão é o objetivo da rede de voluntários Doutores do Riso e Doadores da Alegria que percorrerá hospitais de Cuiabá para visitar pacientes que passam por algum tratamento ou procedimento médico. A iniciativa, que será realizada pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc-MT), está em fase de cadastramento dos voluntários.
O projeto será conduzido pelo servidor André D´Luca, que também é ator e interpreta Almerinda, entre outros personagens. Todos os voluntários passarão por uma capacitação para saber entender como funciona um ambiente hospitalar. “Ensinaremos também como se maquiar e como transmitir uma mensagem de alegria e positividade. A ideia é levar o bem para os pacientes e também para os acompanhantes”, ressalta. Não haverá custos para quem quiser se voluntariar.