Notícias SAÚDE
Programa SOS AVC em Cuiabá beneficia 46 pessoas em menos de um mês
Com menos de um mês em funcionamento, o Programa SOS AVC, lançado pelo prefeito Emanuel Pinheiro no último dia 27, no Hospital Municipal São Benedito, já contemplou 46 pessoas acometidas e/ou com suspeita graves de Acidente Vascular Cerebral (AVC).
A celeridade do programa, que é inédito em Mato Grosso e colocou Cuiabá entre as maiores referências do país no tratamento AVC, fez com que 15 destes pacientes tivessem os riscos de morte e sequelas graves diminuídos em 92%. Isso porque a busca pelo atendimento aconteceu dentro das 08h consideradas cruciais para o socorro - o que culmina no bom desempenho do tratamento. Treze pacientes buscaram os serviços do SOS de forma tardia, com períodos que variaram de um a sete dias, e 18 não tiveram a confirmação dos sintomas.
Governo paga quinta parcela do salário dos servidores da antiga Santa Casa
O Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), pagou nesta terça-feira (24.09) R$ 1,1 milhão, referente aos salários atrasados dos servidores da antiga Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá. Esta é a quinta parcela paga pelo Estado.
1ª dama participa de projeto voltado à diminuição da Síndrome da Morte Súbita Infantil
A primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, participou nesta terça-feira (17), no Hospital Santa Helena, da entrega número 10 mil da Caixa do Tesouro (Primeiro Berço), um kit feito à base de caixa de papelão, forrada com colchão e outros artefatos infantis voltado à conscientização e promoção da diminuição da Síndrome da Morte Súbita Infantil.
O projeto criado na Finlândia em 1930, foi iniciado no Brasil há pouco mais de 1 ano pelo médico Dr. Marcelo Sandrin, presidente da maior maternidade infantil da Capital mato-grossense. Segundo Sandrin, o convite à primeira-dama está ligado ao seu trabalho social realizado em conjunto com a Prefeitura de Cuiabá nos últimos anos.
Ministério da Saúde antecipa campanha de combate ao Aedes aegypti
Se todos dedicarem apenas 10 minutos por dia para verificar se existe algum tipo de depósito de água no quintal ou dentro de casa será possível reduzir os casos de dengue, chikungunya e zika no Brasil, diz o Ministério da Saúde, que lançou nesta quinta-feira (12) a campanha de combate ao Aedes aegypti
Vídeo alerta para importância do combate à automutilação e ao suicídio
No Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) lançou, na Câmara dos Deputados, mais um vídeo de combate à automutilação e aosuicídio. O lançamento ocorreu durante o Simpósio de Prevenção ao Suicídio e Automutilação.
Projeto Primeiro Berço do Hospital Santa Helena será apresentado em Brasília
Mais uma vez o Projeto Primeiro Berço – Caixa do Tesouro do Hospital Beneficente Santa Helena (HBSH) em parceria com o Prounim - Unimed Cuiabá é convidado a ser apresentado em Brasília. A apresentação será no dia 11 de setembro, às 11 horas, no Ministério dos Direitos Humanos.
“Ficamos extremamente lisonjeados com o convite e pela notoriedade que este projeto tem ganhado, mas o mais importante é o beneficio e a utilidade que ele tem na vida da mãe e do bebê que recebem a caixa no hospital”, comentou o presidente do HBSH, Dr Marcelo Sandrin, lembrando que o objetivo do projeto é promover a diminuição da ocorrência da síndrome da morte súbita do lactente (SMSL) e fomentar um começo de vida em igualdade.
Santa Casa realiza 321 atendimentos em um mês de funcionamento
O Hospital Estadual Santa Casa completou um mês de funcionamento na última quinta-feira (29.08). A unidade gerida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), realizou 321 atendimentos e recebeu pacientes de Cuiabá e outros 38 municípios.
Governo de Mato Grosso retoma transplantes de rins
O Governo de Mato Grosso vai retomar ainda este ano as cirurgias de transplante renal. O anúncio foi feito pela primeira-dama do Estado, Virginia Mendes em sua rede social, nesta terça-feira (03.09). O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, vem cuidando há meses do assunto e convidou a primeira-dama para ser a madrinha da causa.