Notícias SAÚDE
Hospital Santa Helena e PróUnim lançam projeto Primeiro Berço
O Programa de Ação Social da Unimed Cuiabá (PróUnim) e o Hospital Santa Helena lançaram o projeto Primeiro Berço Sustentável. Inspirada numa experiência de sucesso da Finlândia, que possui uma das menores taxas de mortalidade infantil do mundo, a iniciativa consiste num kit com caixa de papelão, colchão, fraldas de tecido, brinquedo e cartilha.
A caixa, que serve de caminha, oferece mais segurança e acolhimento, um início de vida igual para todos os bebês, independente da classe social, além de poder virar um “baú de lembranças”.
O diretor do Hospital Santa Helena, Marcelo Sandrin, frisou que o Primeiro Berço é uma filosofia de vida. “Todos nós nascemos nus, sem nada, e não precisamos de um berço de ouro. Precisamos de apoio, amor, carinho e dedicação. Este é o significado”, resumiu
Brasil tem 677 casos de sarampo confirmados, diz Ministério da Saúde
Balanço divulgado na tarde desta quarta-feira (18) pelo Ministério da Saúde mostra que o Brasil tem 677 casos confirmados de sarampo. Segundo a pasta, atualmente, o país enfrenta dois surtos de sarampo – em Roraima e no Amazonas. Até terça-feira (17), foram confirmados 444 casos de sarampo no Amazonas, e 2.529 permanecem em investigação.
Dengue já matou 77 pessoas no Brasil este ano
Boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde aponta que 77 pessoas morreram este ano no país após contraírem a dengue. Pelo menos outros 181 óbitos estão sendo investigados pela pasta como suspeitos. Ao todo, foram confirmados no país 148 casos de dengue grave e 1.736 casos da doença com sinais de alarme.
Mais de 6 milhões de pessoas ainda não se vacinaram contra gripe
Mais de 6 milhões de pessoas que pertencem aos chamados grupos prioritários ainda não se vacinaram contra a gripe este ano. De acordo com o Ministério da Saúde, gestantes e crianças foram os que menos procuraram as salas de imunização, com cobertura de 76,4% e 73,6%, respectivamente.
Doenças erradicadas criam falsa sensação de que vacina é desnecessária
Dados do Ministério da Saúde mostram que a aplicação de todas as vacinas do calendário adulto estão abaixo da meta no Brasil – incluindo a dose que protege contra o sarampo, doença que registra surtos em pelo menos três estados. Entre as crianças, a situação não é muito diferente – em 2017, apenas a BCG, que protege contra a tuberculose
Doenças erradicadas voltam a assustar; veja os desafios da vacinação
Doenças já erradicadas no Brasil voltaram a ser motivo de preocupação entre autoridades sanitárias e profissionais de saúde. Baixas coberturas vacinais, de acordo com o próprio Ministério da Saúde, acendem "uma luz vermelha" no país.