Notícias SAÚDE
Governo busca recursos para Hospitais Regionais em Brasília
Há mais de cinco anos o projeto do Serviço de Atendimento Móvel ficou parado e não foi efetivamente implantado nas regiões do estado, conta o secretário de Saúde de Mato Grosso. “Estamos vendo para prestar contas e pedirmos mais ambulâncias novas para que possamos atender mais a população”, afirma.
Deputado Romoaldo garante apoio à realização 'O Sonho de Laura: o robô que salva vidas'
A sepse é uma infecção silenciosa e uma das principais causas de morte hospitalar em todo o mundo. Diante desse quadro, como forma de contribuir para a redução da mortalidade, Jacson oferece a palestra de forma gratuita, com vagas limitadas. A sociedade civil é convidada a participar, independetemente da aéra de atuação profissional. Antes, porém, às 14h30, o palestrante fará uma coletiva de imprensa no Hotel Paiaguás (localizado na Av. do CPA, em Cuiabá) para explicar sobre a tecnologia empregada na construção do robô.
Projeto proíbe fumo em parques e áreas abertas de esporte e lazer
A proposição está em harmonia com uma tendência mundial de máxima restrição ao tabagismo. Além de proteger os não fumantes das danosas consequências do fumo, o cerco ao cigarro e afins estimula as pessoas a fumar menos ou até mesmo a abandonar o vício. “Consequentemente, com essa redução do número de usuários, o Estado passa ter um custo menor, na área de saúde, no atendimento às pessoas portadoras de problemas gerados pelo cigarro”, afirma Maluf.
Cientistas correm em busca da vacina contra zika
O último grande surto de dengue no Brasil ocorreu em 2013, quando mais de dois milhões de pessoas foram afetadas. E, mesmo sem grande alarme, os números continuaram altos desde então. No ano passado, o Ministério da Saúde recebeu quase 1,5 milhão de notificações.
OMS alerta para risco de proliferação de febre amarela para países vizinhos
A OMS aponta também que não existem indícios de que o mosquito Aedes aegypti – responsável pela infecção urbana – esteja implicado no atual surto. “Entretanto, o potencial risco não pode ser descartado.”
CAPS AD passa a atender em terceiro turno
“Os usuários do SUS desta unidade são pessoas que fazem uso de álcool e outras drogas gerando prejuízos e transtornos na vida pessoal, no convívio social e até no ambiente de trabalho. O abandono no tratamento levou as equipes de Saúde a implantar o novo turno. O Terceiro Turno humaniza o atendimento, diminui o tempo de espera, desafoga a fila no Hospital e Pronto-Socorro bem como na UPA do Ipase. É um avanço muito grande no atendimento a este segmento de ofertar serviço de saúde mental aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e obter resultados positivos nos tratamentos”, destaca o psicólogo André Antunes.
Horários dos profissionais de saúde devem ser divulgados obrigatoriamente
O autor da matéria, deputado Sebastião Rezende, lembra que a falta de controle dos plantões médicos figura como um dos principais responsáveis pela defasagem de atendimento existente no setor e não são raras as vezes em que o cidadão necessitado de um atendimento médico adequado não tem êxito pela ausência de profissionais que deveriam, naquele momento, estar nas unidades de saúde. “Essa problemática vem sendo, inclusive, tema recorrente de matérias na mídia”, lembra.
Mortes por câncer aumentaram 31% no Brasil em 15 anos, diz OMS
Atualmente, uma a cada seis mortes no mundo é causada por câncer. Mais de 14 milhões de pessoas desenvolvem a doença a cada ano e a projeção indica que esse número irá atingir 21 milhões em 2030. O custo da doença tem sido cada vez maior e já soma US$ 1,1 trilhão em produtividade perdida e custos com seguros de saúde.