Notícias SAÚDE
MT Hemocentro ganha mais doadores em ação solidária
O Melina Rugby, equipe feminina do esporte em Mato Grosso, aderiu pelo segundo ano consecutivo à campanha permanente do MT Hemocentro em busca de novos doadores de sangue. Na terça-feira (27.02), as atletas doaram sangue e também se cadastraram no banco de doadores de medula óssea.
Presidente do clube, Michel Leplus contou que doar sangue é uma tradição no rugby em todo o País. “Desde a sua fundação, o clube já incluiu como responsabilidade social este ato solidário”.
O Melina Rugby está investindo no fortalecimento da equipe para enfrentar as próximas competições e colocar Mato Grosso mais uma vez em destaque. Nos últimos meses, fez várias contratações de atletas de outros estados e também de outros países.
‘Práticas Integrativas e Complementares em Saúde’ são apresentadas a vereadores de Cuiabá
Representantes da Unidade de Referência de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (URPICS) da Secretaria Municipal de Saúde de (SMS) apresentaram aos vereadores de Cuiabá como as atividades desenvolvidas na unidade (reiki, yoga, auriculoterapia, homeopatia, nutrição funcional e aromaterapia) tem auxiliado nos tratamentos em saúde convencionais. Essas modalidades terapêuticas milenares que tem ganhado adeptos em todo o país estão disponíveis à população cuiabana pelo Sistema Único de Saúde de Cuiabá, no Horto Florestal Tote Garcia, de segunda a sexta-feira.
Bebê e mulher de 33 anos baleados recebem alta da UTI neste sábado
O bebê de apenas seis meses de vida e a paciente de 33 anos que estavam em estado grave e aos cuidados das equipes médicas das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) do Pronto Socorro Municipal de Cuiabá, apresentaram melhoras e já receberam alta da UTI neste sábado (17).
Ambos fazem parte do grupo de cinco pessoas vitimadas pelo tiroteio ocorrido na última terça-feira (13) ocasionado pela suposta tentativa de resgate a um detento na Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA) Morada do Ouro. O menor foi atingido na mão e no tórax. O projétil ficou alojado próximo à coluna, não afetou órgãos vitais e ainda não há indicação cirúrgica para a retirada.
Vigilância Epidemiológica registra aumento de casos de Chikungunya em Várzea Grande
O Informe Epidemiológico nº 02 divulgado nesta sexta-feira (16.02) pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde (SES) revela um aumento dos casos da febre chikungunya em Várzea Grande. Os dados analisados neste ano até o dia 16 de fevereiro de 2018
Hospital municipal de Cuiabá faz cirurgia inédita em MT para retirada de tumor no cérebro
Em Cuiabá mais um grande marco histórico foi realizado pelo Hospital Municipal São Benedito. Trata-se da primeira neurocirurgia minimamente invasiva e de alta complexidade, realizada em Mato Grosso para a retirada de um tumor cerebral chamado schwannoma vestibular. Além das fortes dores na cabeça, a anomalia havia causado paralisia facial no primaverense Israel Silva, de 49 anos, devido uma lesão expansiva do ângulo ponto-cerebelar e já estava danificando outras funções motoras, que poderiam culminar em paralisia total, caso não fosse operado.
Opas alerta sobre aumento da malária no Brasil e em países da América Latina
A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) alertou nesta sexta-feira (2) sobre o aumento de casos de malária no Brasil, Equador, México, Nicarágua e Venezuela no ano passado e pediu para as autoridades da região que reforcem a vigilância e o controle. A informação é da Agência EFE.
Governador autoriza pagamento de emenda para reforma de hospital em Santo Antônio de Leverger
O governador Pedro Taques autorizou o pagamento de emenda parlamentar no valor de R$ 300 mil, que será destinada para a reforma do hospital do município de Santo Antônio de Leverger. O compromisso foi feito durante reunião com comitiva da cidade e o deputado estadual e autor da emenda, Gilmar Fabris

Várzea Grande inicia operação no enfrentamento a dengue com fumacê
A Prefeitura Municipal de Várzea Grande traçou estratégias para reforçar as ações de combate aos transmissores da dengue, zika vírus e da febre chikungunya – Aedes aegypti e Aedes albopictus, respectivamente. A Operação “Todos Unidos: Várzea Grande contra a Dengue” será amanhã, 2 de fevereiro, na região do Grande Cristo Rei, com ações iniciadas no Parque do Lago. O local abre a operação pelos altos índices de infestação das doenças apontadas pelo Levantamento de Índice Rápido (LIRAa) e pelos casos clínicos epidemiológicos confirmados e informados pela Vigilância Epidemiológica.
Vacina contra febre amarela deve ser aplicada dez dias antes da viagem
A poucos dias do início do carnaval, o Ministério da Saúde reforçou nesta segunda-feira (29) que a vacina contra a febre amarela deve ser aplicada pelo menos dez dias antes de qualquer viagem para locais do país onde há recomendação de imunização.