Notícias SAÚDE
Campanha contra a influenza já vacinou 61% do público alvo em Mato Grosso
A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza 2018 já alcançou 61% do grupo prioritário em Mato Grosso, estimado em 666.364 pessoas. A expectativa da Secretaria de Estado de Saúde (SES/MT) é de que até o dia 1º de junho, último dia da campanha, o estado registre os 90% de cobertura
Dia D da Campanha contra gripe é neste sábado (19), em Várzea Grande
Será realizado neste sábado (19), o Dia D da Campanha de Vacinação contra a gripe, em Várzea Grande.As 19 unidades de saúde ficarão abertas para imunizar os grupos prioritários, de 08h às 17h. A estimativa é de alcançar a meta de 60 mil pessoas dos grupos prioritários. Até a data do dia 14, quase 50% da meta já foi atingida. A ação por parte da Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande tem objetivo de dar oportunidade aquelas pessoas que trabalham durante toda a semana, em ir a um dos postos disponíveis no dia D. Para este dia estarão à disposição da população mais de 9 mil doses da vacina.
As pessoas que fazem parte dos grupos prioritários devem procurar as unidades mais próximas de suas casas, que são idosos a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos, trabalhadores de saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto).
Governo assina novo contrato com Hospital Regional de Sinop; 20 leitos serão reabertos
O Governo do Estado de Mato Grosso assinou nesta quarta-feira (16.05) novo contrato emergencial com o Instituto Gerir para a administração do Hospital Regional de Sinop por um período de seis meses, a vigorar a partir do dia 30 de maio. O contrato prevê a reabertura de 20 leitos e investimento de R$ 7 milhões para a reforma total e a aquisição de equipamentos para o hospital, que atende 14 municípios de região do Teles Pires, com uma população estimada em 500 mil pessoas.
Assinado pelo governador Pedro Taques, o secretário de Estado de Saúde, Luiz Soares, e o presidente do Instituto Gerir, Eduardo Reche de Souza, o contrato estabelece um repasse para o custeio mensal assistencial de R$ 4,2 milhões
Brasil participa de banco de dados mundial sobre hipertensão
Uma força-tarefa de 600 médicos de todo o país vai montar um banco de dados da pressão arterial do brasileiro.
Governo entrega nesta quinta 1.552 computadores para o sistema de regulação de pacientes
O governador Pedro Taques entregará 1.552 computadores para equipar 135 centrais municipais de regulação e os 16 Complexos Reguladores Regionais da Secretaria de Estado de Saúde (SES/MT). Os últimos equipamentos foram adquiridos em 2002, quando foi criado o Sistema Estadual de Regulação.
O ato será realizado às 10h30 desta quinta-feira (17.05) na Central Estadual de Logística, Armazenamento e Distribuição (Celad), localizada no Distrito Industrial de Cuiabá, quando serão entregues equipamentos para 28 municípios abrangidos pelos Escritório Regionais de Saúde de Tangará da Serra (10), Diamantino (8) e da Baixada Cuiabana (10).
TCU suspende contrato do Ministério da Saúde para autotestes de HIV
O Tribunal de Contas da União (TCU) decidiu suspender cautelarmente o contrato firmado pelo Ministério da Saúde com a empresa Orange Life Comércio e Indústria Ltda para o fornecimento de 400 mil unidades de testes rápidos de diagnóstico de HIV.
Serviço de Verificação de Óbito esclarece 98,3% das mortes naturais em Mato Grosso
Os dados mostram que houve redução acentuada do percentual de causa mal definida, que ficou entre 2,4% no ano de 2007 e 1,7% em 2016, o que demonstra a qualidade na elucidação da causa de óbito em mortes naturais esclarecidas no serviço de referência no estado de Mato Grosso.
Prefeitura sanciona lei que autoriza município participar do CONSUSMT
Com o objetivo de aprimorar o gerenciamento da saúde, gerando economicidade, melhoria da qualidade dos serviços e transparência nos processos, o prefeito Emanuel Pinheiro sancionou a Lei nº 6.270, no dia 4 de maio, que autoriza o município de Cuiabá a participar do Consórcio Público Intermunicipal de Sistema do Estado de Mato Grosso (CONSUSMT). A lei foi publicada no Diário Oficial de Contas desta quarta-feira (9) e permite a compra de medicamentos, insumos, equipamentos e serviços com destinação aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), por meio do consórcio, quando este oferecer melhor preço de aquisição ao município. O ato, que ratifica os termos do Protocolo de Intenções, firmado em 12 de maio de 2017, segue o compromisso da atual gestão de dignificar e equalizar o sistema de saúde da capital, oferecendo qualidade e igualdade à população.
Dia D contra gripe é neste sábado; Goiás já vacinou 80% do público-alvo
Neste sábado (12), postos de saúde em todo país realizarão o Dia D de mobilização contra a gripe. Deverão ser imunizados idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a 5 anos incompletos, trabalhadores da saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes