Notícias SAÚDE
Campanha de vacinação contra gripe inicia dia 23 em Várzea Grande
A fim de ampliar a qualidade na assistência à Saúde e prevenir a população contra o vírus influenza (H1N1), a Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande, inicia no próximo dia 23 (segunda-feira) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe.
Doações vão ajudar crianças na Santa Casa
A dura realidade das crianças e famílias assistidas na ala pediátrica e oncológica da Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá são amenizadas com ações desenvolvidas por diversas pessoas que se sensibilizam e promovem arrecadações de vários produtos que são de extrema necessidade.
Campanha de vacinação contra gripe começa no dia 23 de abril
A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe terá início no dia 23 de abril e vai até 1° de junho. A informação foi dada pelo Ministério da Saúde nesta quarta-feira (18), em Brasília. Segundo o órgão, a imunização vai assegurar proteção contra os três subtiposdo vírus de maior incidência: H1N1, H3N2 e Influenza B.
Centro Odontológico já atendeu mais de 250 pessoas em dez dias desde sua inauguração
O Centro Odontológico de Várzea Grande, inaugurado no início desse mês, já atendeu mais de 250 pacientes, dos quais sete deles, com tratamento dentário finalizado. Na manhã de hoje (17), a prefeita Lucimar Sacre de Campos, visitou a rotina da unidade e foi in loco conferir como o atendimento está sendo realizado e avaliar o nível de satisfação das pessoas.
“Várzea Grande deu um grande passo no atendimento de saúde ao expandir a rede da atenção básica para a área bucal. A saúde tem de ser vista e promovida como um todo. Nesse espaço o tratamento será ofertado de maneira integral e gratuita, inclusive para crianças.
Nota de Esclarecimento da Saúde de Várzea Grande sobre caso suspeito de gripe H1N1
As Secretarias de Comunicação Social e de Saúde de Várzea Grande informam sobre a internação de um paciente com quadro grave de pneumonia severa com possibilidade, ainda a se confirmar via exames, de caso da Gripe H1N1.
Todas as medidas profiláticas e preventivas foram adotadas em relação àqueles profissionais que mantiveram algum contato com o referido paciente.
Inicialmente atendido na UPA IPASE, o mesmo foi transferido para um Leito de UTI de isolamento até que todos os exames necessários sejam realizados e os resultados conhecidos.
Investimentos na saúde dos municípios cresceram 177,8% em Mato Grosso
Uma das importantes medidas adotadas pelo governador Pedro Taques na área da saúde, no primeiro ano de sua gestão, em 2015, foi a revogação da Lei 9.870 de 2012 que limitava o repasse de recursos para os municípios em até 10%, divididos em 12 parcelas iguais e sucessivas.
Taques sanciona lei que favorece idosos em hospitais
O governador Pedro Taques (PSDB) sancionou lei de autoria do deputado estadual Gilmar Fabris (PSD), que assegura o direito do idoso de permanecer acompanhado de familiares ou conhecidos nas unidades médicas de Mato Grosso, quando estiver internado. A sanção da lei 10.696 foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) que circulou nesta quinta-feira (12).
A lei, que já está em vigor, impõe que os hospitais da rede pública estadual e privada, no âmbito do Estado de Mato Grosso, deverão afixar cartaz ou placa, em local visível, informando sobre o direito do idoso de ser acompanhado em caso de internação ou de observação.
Investimento na saúde dos municípios cresceu 177,8% ao ano em Mato Grosso
Uma das importantes medidas adotadas pelo governador Pedro Taques na área da saúde, no primeiro ano de sua gestão, em 2015, foi a revogação da Lei 9.870 de 2012 que limitava o repasse de recursos para os municípios em até 10%, divididos em 12 parcelas iguais e sucessivas. Essa limitação fez com que a saúde nos 141 municípios fosse duramente prejudicada, sendo que apenas na capital, o prejuízo para saúde da população foi de R$ 200 milhões entre os anos de 2013 a 2015; esse valor deixou de ser investido na saúde básica de Cuiabá.
De acordo com informação dos representantes de 15 Consórcios Regionais de Saúde, administrados por prefeituras, os demais municípios deixaram de receber em média R$ 1 milhão por mês.