Notícias SAÚDE
MT tem 56 casos confirmados de microcefalia em 2016, diz governo
São considerados com microcefalia os bebês com perímetro cefálico em recém-nascidos de 31,9 cm para meninos e 31,5 cm para meninas. O parâmetro é do Ministério da Saúde, seguindo recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Em dezembro, o parâmetro para diagnóstico da doença já havia diminuído, passando de 33 cm para 32 cm.
Governo alerta para vacinação contra febre amarela no verão
A vacina é altamente eficaz e segura para o uso, a partir dos nove meses de idade, em residentes e viajantes a áreas endêmicas ou, a partir de seis meses de idade, em situações de surto da doença.
Salas de vacinação na capital já estão disponibilizando vacinas
A inclusão dos meninos na vacinação contra HPV segue recomendações das Sociedades Brasileiras de Imunizações (SBIm) e a de Pediatria e deverá ser ampliada gradualmente até 2020, quando será disponibilizada para meninos de 9 a 13 anos.
Refrigerante sem açúcar não ajuda a manter peso saudável, dizem cientistas
Segundo os especialistas, apesar de conter poucas calorias, as bebidas que contêm adoçantes artificiais podem desencadear consumo compensatório de comida por estimular os receptores do sabor doce.
Mato Grosso encerra 2016 com 347 casos notificados de microcefalia
O Ministério de Saúde considera um caso confirmado após análise clínica, de imagens ou laboratorial. Ainda de acordo com o Protocolo do Ministério, a investigação da causa da microcefalia é realizada somente nos casos notificados que apresentem características sugestivas de infecção congênita, para a identificação da infecção pelo vírus Zika, entre outros agentes infecciosos.
Além das prisões em flagrante e captura de foragidos, o policiamento de fim de ano da PM-MT produziu 483 Termos Circunstanciados de Ocorrência, medida
Cerca de 180 milhões de pessoas devem ser beneficiadas pela vacina. Apesar de ser esperado que a disponibilização da vacina se dê em âmbito nacional, seu impacto será mais fortemente sentido nas regiões endêmicas — em geral, as mais carentes do País, com saneamento básico precário e alta densidade populacional.
MT-Hemocentro convida população para doar sangue
Além de realizar a coleta de sangue, o MT-Hemocentro atende também pacientes hematológicos, que já recebem transfusões de sangue com regularidade, o que requer cuidados ainda mais especiais. “Eles não podem ter de forma alguma qualquer reação transfusional, uma vez que os mesmos já se encontram frágeis devido à doença, por isso pedimos ajuda de todos, principalmente dos tipos sanguíneos O+ e O-,” diz Juliana.
Meninos já podem se vacinar contra HPV no SUS; veja mudanças na vacinação
Outra mudança é que, a partir de 2017, meninas que chegaram aos 14 anos sem a vacina também poderão se vacinar. A vacinação também será estendida a homens que vivem com HIV entre 9 e 26 anos. Antes, só as mulheres com HIV desta faixa etária podiam se vacinar gratuitamente. No caso desse público, o esquema vacinal é de três doses.
Governo libera R$ 152 milhões para combater Aedes
A Região Sudeste teve 90.625 casos prováveis da doença, seguida das Regiões Nordeste (75.733); Centro-Oeste (31.707); Norte (12.749); e Sul (956). Considerando a proporção de casos por habitantes, a Região Centro-Oeste fica à frente, com incidência de 205,3 casos/100 mil habitantes, seguida do Nordeste (133,9); Sudeste (105,7); Norte (73,0); Sul (3,3).