Notícias SAÚDE
Novo remédio para tratamento de câncer foi liberado nesta segunda (30)
Com a publicação no Diário Oficial da União, o Dalinvi (daratumumabe) foi registrado na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) como produto biológico novo. Ou seja, é um medicamento biológico inédito no País.
SUS passa a oferecer cirurgia bariátrica por videolaparoscopia
O Ministério da Saúde também anunciou que o SUS passará a ter disponível uma nova técnica para tratar varizes. O chamado tratamento esclerosante estará disponível para tratamentos não-estéticos, ou seja, quando as varizes representarem um problema de saúde e não apenas uma questão estética.
Anvisa divulga nota sobre segurança dos medicamentos genéricos no País
Esse tipo de avaliação, que é efetuada em drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos, destinada a comprovar a sua conformidade com a fórmula que deu origem ao registro, segue regras definidas pela Anvisa. Isso garante a coleta de três conjuntos de amostras do medicamento a ser analisado; a possibilidade de o teste ser acompanhado por um perito indicado pela empresa; e sua realização exclusivamente em laboratório habilitado para esse fim.
Remédio que imita anticorpos de tubarão é nova esperança contra doença incurável
A Agência Americana de regulação sanitária (FDA, na sigla em inglês) determinou que o AD-114 seria uma "droga órfã" - algo que faz com que empresas que tenham interesse em encontrar o tratamento para a doença poderão ter isenção de impostos.
Diagnóstico precoce e busca ativa são essenciais no combate à doença
Conforme o coordenador do programa de hanseníase do Estado, todo município tem autonomia para realizar as campanhas educativas, mas os médicos e demais profissionais precisam estar capacitados. Por isso, a SES-MT oferece cursos e treinamentos frequentemente aos municípios, que devem estar atentos a isso e mobilizar seus profissionais a fim de aprimorar cada vez mais o diagnóstico.
Fiocruz repassa 11,5 milhões de vacinas contra febre amarela
Das 89 mortes notificadas, 40 foram confirmadas e 49 permanecem em investigação. Os casos foram registrados em Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, São Paulo e Distrito Federal. Minas Gerais é o estado com o maior número de registros até o momento.