Notícias SAÚDE
Laboratório Lacen terá novo espaço de atendimento à população
Com a reforma do espaço, o Lacen/MT terá também novos serviços para ofertar aos mato-grossenses, ainda em 2017, dentre eles, a cromatografia, que realiza a análise de pesticidas. O laboratório também irá disponibilizar a implantação de exames de diagnóstico por PCR para Zika, Chikungunya e H1N1.
Unicamp revela poder da atemoia em prevenir câncer e outras doenças
Durante a pesquisa, os profissionais da FEA descobriram que a casca é a que contém mais nutrientes que fazem bem para a saúde. Ela possui dez vezes mais nutrientes do que a polpa. Os chamados compostos bioativos podem ser usados na indústria farmacêutica, de cosméticos e alimentícia.
Teste criado por brasileiros é capaz de diagnosticar Alzheimer em 30 minutos
O Alzheimer é degenerativo e não tem cura. Provoca a morte das células do sistema nervoso - os neurônios. Um dos sintomas é a perda progressiva da memória. Em todo o país 1,2 milhão de pessoas têm a doença, segundo a Associação Brasileira de Alzheimer.
Farmácias e drogarias podem ser obrigadas a coletar medicamentos vencidos ou deteriorados
A proposta normativa estabelece critérios para o recolhimento dos produtos: o recipiente deve ser lacrado, de material impermeável e com abertura superior, a fim de que seja realizado o depósito dos referidos materiais; ficar em local visível e de fácil acesso, acompanhado de cartazes com os seguintes dizeres: “Proteja o meio ambiente. Deposite aqui medicamentos e outros produtos farmacêuticos deteriorados ou com prazo de validade vencido”.
Campanha esclarece população sobre vacinação contra febre amarela
Pessoas a partir de cinco anos de idade que nunca foram vacinadas ou sem comprovante de vacinação devem receber a primeira dose da vacina e um reforço, dez anos depois. Vale destacar que a situação deve ser informada ao profissional de saúde, para que seja possível avaliar se há contraindicação.
SES/MT terá novo sistema para controle e distribuição de medicamentos
O sistema Hórus fornece dois módulos de implantação. O Componente Especializado e o Estratégico. Em Mato Grosso, a implantação do sistema será feita em duas fases. Primeiro, a SAF dará inicio ao processo através do Componente Estratégico. Ele será implantado em março no Centro Estadual de Armazenamento e Distribuição de Insumos de Saúde (CEADIS), na Capital, na Regional de Tangará da Serra (240 km de Cuiabá) e em quatro polos do Estado durante atendimento.