Notícias NATUREZA
Cientistas identificam novo continente no Hemisfério Sul: a Zelândia
Em 2005, Plutão foi rebaixado à categoria de planeta anão pelos astrônomos e saiu da lista de planetas, alterando o que as escolas ensinaram durante 80 anos. No entanto, não existe uma organização científica que reconheça formalmente os continentes.
Chuvas continuam em Mato Grosso mas não há motivos para alarde
Até o momento, 14 municípios comunicaram estado de emergência a Defesa Civil, Campo Novo do Parecis, Rio Branco, Vale de São Domingos, Chapada dos Guimarães, Confresa, Vila Rica, Santa Terezinha, Cláudia, Água Boa, Pontes e Lacerda, Porto Esperidião, Barra do Bugres, São José do Xingu e Jauru.
Visita aos parques estaduais garante qualidade de vida à população
Além de conferir esses atrativos, os visitantes também podem reservar um momento para descansar e contemplar os animais. Segundo a coordenadora de Unidades de Conservação da Sema, Paula Andrade, inúmeros bichos da fauna silvestre vivem nos parques estaduais, que são unidades de conservação protegidas pelo governo do estado, dentre eles: pássaros, cutias, macacos, tamanduás-mirins, quatis, iguanas, répteis e anfíbios. “O legal é que eles estão em fase de reprodução nesse período. Seria muito divertido os pais levarem as crianças para verem os animais e seus filhotes”.
Hora oficial terá um segundo a mais no último dia do ano
De acordo com o Ministério da Ciência Tecnologia, Inovações e comunicações (MCTIC), o fenômeno ocorre por causa das variações no acúmulo dos dias, alterações na velocidade de rotação da Terra, e efeitos gravitacionais do Sol, da Lua e dos planetas. Terremotos, deslocamentos de massas de terra e outros fenômenos também interferem.
Emissões de metano crescem e ameaçam luta contra aquecimento global, diz balanço com 15 países
Depois de uma leve diminuição entre 2000 e 2006, a concentração de metano na atmosfera aumentou 10 vezes mais rapidamente na década seguinte, afirma o estudo, publicado na revista científica Earth System Science Data.
Maior Superlua em quase 70 anos vai iluminar o céu nesta segunda
"Os observadores terão a impressão de que a Lua é gigante", disse à AFP Pascal Descamps, do Observatório de Paris. A melhor maneira de observar o fenômeno é ir para um local aberto e longe da iluminação das grandes cidades.
Empaer divulga espécies mais indicadas para reflorestamento e produção de madeira em MT
O pesquisador destaca que para obter retorno econômico dessas espécies é necessário fazer uma supervisão dos plantios anualmente. Caso o índice de mortalidade ultrapasse 50% é importante efetuar o corte raso em todo plantio. Rondon explicaque o reflorestamento com espécies de rápido crescimento permite a exploração da apicultura, produção de sementes, seqüestro e venda de carbono, madeiras para cercas, mourões, postes e outros.