Notícias MEIO AMBIENTE
Governo de Mato Grosso lança Operação Abafa Amazônia 2022 nesta terça-feira
O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) e Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), lança na manhã desta terça-feira (04.10) a Operação Abafa Amazônia 2022, no Batalhão de Emergências Ambientais (BEA) do Corpo de Bombeiros.
A primeira edição deste ano acontece no norte do Estado, com o objetivo de fiscalizar propriedades privadas contra o uso não autorizado do fogo durante o período proibitivo de queimadas, bem como demais crimes ambientais. Outras duas ações estão previstas para até o final de 2022.
Proibição da pesca nos rios de Mato Grosso começa nesta segunda-feira
A pesca amadora e profissional está proibida nos rios de Mato Grosso durante o período de defeso da piracema, que vai de 3 de outubro de 2022 a 2 de fevereiro de 2023. O objetivo é proteger o período de reprodução das espécies e garantir o estoque pesqueiro para o futuro.
Alunos comemoram Dia da Árvore com lançamento de sementes por drone
Em Itiquira, município distante 361 km de Cuiabá, a comemoração ao Dia da Árvore se deu com a demonstração da utilização de um drone adaptado para o reflorestamento de áreas degradadas. O lançamento foi acompanhado por alunos do 1º ao 6º ano da Escola Estadual Dom Aquino e por representantes do Ministério Público Estadual, Poder Judiciário, Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Universidade Federal de Rondonópolis (UFR).
A iniciativa faz parte do Programa de Recuperação de Áreas Degradadas no Sudeste de Mato Grosso (Prorad). Desta vez, a espécie escolhida para ser semeada foi o feijão-de-porco, adubo verde bastante eficiente como fixador natural de nitrogênio, que facilita o crescimento e a germinação de outras espécies de planta nativa.
MPF consegue na Justiça que Funai implante projeto de gestão ambiental e territorial na TI Marãiwatsédé (MT)
O Ministério Público Federal (MPF), por meio do 1° Ofício de sua unidade em Barra do Garças (MT), obteve na Justiça Federal sentença que condenou tanto a União quanto a Fundação Nacional do Índio (Funai) a implantarem, dentro de 45 dias
Pesca do pintado será proibida a partir de dezembro em todo o país
A pesca do pintado será proibida em todo o país a partir de 5 de dezembro deste ano. A espécie Pseudoplatystoma corruscans foi incluída pelo Ministério do Meio Ambiente na Lista Oficial das Espécies Brasileiras Ameaçadas de Extinção, na categoria Vulnerável.
Investigações por desmatamentos atingem meio milhão de hectares
O Ministério Público do Estado de Mato Grosso instaurou, nos últimos quatro anos, investigações por desmatamentos em aproximadamente meio milhão de hectares somente no bioma amazônico. Em 2022 estima-se que outros 200 mil hectares desmatados ilegalmente serão objeto de novas investigações.
Várzea Grande registra queda de 46,8% nas ocorrências de queimadas de junho a agosto
Entre junho e agosto deste ano, Várzea Grande registrou 169 focos de calor, número 46,8% menor do que o registrado no mesmo período do ano passado, em que funciona o PreviQueimadas, parceria para combate aos focos de calor firmada entre a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável (SEMMADRS), e o 2º Batalhão de Bombeiros Militar. Do total de focos, apenas 9 foram de grandes proporções, sendo identificados pelo satélite do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).
Reunião Pública vai discutir defesa socioambiental da Bacia do Xingu
Nesta sexta-feira (26), o Ministério Público do Estado de Mato Grosso, por meio da Procuradoria de Justiça Especializada em Defesa Ambiental e Ordem Urbanística, realizará reunião pública para discutir a defesa socioambiental da Bacia Hidrográfica do Rio Xingu.
Balanço inclui prisão em flagrante e diversos materiais apreendidos
Contratos de compra e venda, nove aparelhos celulares, documentos timbrados da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e material artesanal para atear fogo foram alguns dos itens apreendidos na Operação Jomeri, realizada no sábado (13) na região de Colniza.
Supostos organizadores do Dia do Fogo são alvos de operação em Colniza
Sete mandados de buscas e apreensão, expedidos pelo Poder Judiciário em Colniza, município distante 1.042 km de Cuiabá, estão sendo cumpridos neste sábado (13), na Operação Jomeri. Os alvos são pessoas físicas e jurídicas responsáveis, em tese, pela organização da ação criminosa conhecida como “Dia do Fogo”.